4 erros que diminuem a venda de imóveis em portais imobiliários

Postado por Matheus Fernandes em 14/dez/2016 - Sem Comentários

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Se você pretende anunciar ou já anuncia em portais de venda de imóveis, deve ficar atento em como agir nessas plataformas, que auxiliam o corretor no fechamento de algumas transações imobiliárias. Sabendo trabalhar, esse tipo de ferramenta pode ser um ótimo macete para o corretor alavancar as vendas. Visto que o processo de compra de imóveis, mais do que nunca, começa na internet, é preciso que os profissionais do ramo passem a trabalhar com eles.

Existem alguns pensamentos e ações que podem se tornar um erro para os corretores de imóveis com relação ao mercado imobiliário e, consequentemente, podem afetar suas vendas de maneira negativa. Os principais erros cometidos com transações iniciadas na internet você confere abaixo.

Anúncios mal feitos

Títulos não atrativos e textos mal redigidos, sem relevância ou encantamento, sem despertar desejo e emoção nos clientes, podem fazer com que o seu anúncio seja simplesmente ignorado pelos internautas que buscam imóveis na internet. As imagens, que são fatores muito importantes para a divulgação do imóvel, devem ter o máximo de qualidade para que os consumidores se interessem pelo seu empreendimento.

Não veja o portal como um inimigo e sim como um método que pode lhe dar a chance real de vender seu imóvel, uma vez que é dele que pode vir grande parte dos seus resultados. Por isso, reconheça que isso é um bom investimento e não uma mera obrigação. Assista alguns tutoriais sobre como tirar fotos melhores. Existem muitos vídeos que ensinam como explorar melhor a câmera do celular para tirar boas fotos – amadoras ou profissionais e invista no texto do anúncio.

Os portais são o meio e não o fechamento

Muitos corretores têm a ilusão de que basta estar presente no portal imobiliário para suas vendas acontecerem, mas isso não é verdade. O portal de imóveis à venda é o meio que o corretor usa para negociar, ou seja, a plataforma não pode fazer o seu trabalho por você.

É preciso se dedicar, colocar as informações e preencher os campos corretamente. A principal função da plataforma é gerar leads, isto é, clientes qualificados que estejam interessados nos empreendimentos disponíveis em sua carteira. Entretanto, é você quem precisa oferecer diversos tipos de interação com seu cliente e ser estratégico, na medida do possível.

A demora na resposta do cliente também é um grande defeito do corretor de imóveis ou, ao responder o consumidor interessado, passar frieza ou má impressão, com respostas padrões e sem empatia.

Julgar os portais como inimigos

Uma reclamação que é possível ouvir dos corretores é sobre os proprietários que podem anunciar os imóveis diretamente nos portais e, por esse motivo, muitos desistem de usar a ferramenta. Entretanto, em meio a tantas reclamações, é possível pensar de outra forma e entender que você mesmo pode ser o gerenciador de sonhos do seu cliente para comprar o próprio lar e tornar realidade o grande investimento que ele irá fazer.

Avalie suas práticas e entenda como pode ajudar o consumidor e reveja se está cometendo algum erro que esteja impactando negativamente sua estratégia e, se for preciso, mude-a. A venda de imóveis exige preparo por parte do corretor, que se não entender a dinâmica do mercado atual e não se especializar cada vez mais, acaba ficando para trás.

Lead sem telefone do cliente

Apesar de muitos corretores reclamarem de receber leads sem o número de telefone dos clientes, é preciso pensar: se o cliente está buscando o imóvel dele na internet, é porque, justamente, ele quer um primeiro contato também pela internet, ou seja, pelo e-mail. Assim, se o corretor fizer o trabalho corretamente, passar informações relevantes sem receio, receberá como retorno o direito de ter um contato mais “pessoal” com o cliente em potencial, seja por telefone ou pessoalmente. É preciso que o profissional seja interessante e atraente para o cliente confiar em dar segmento à negociação.

Entender a importância dessa ferramenta para o corretor é essencial para alavancar a venda por meio desses portais. Tente sempre ver o lado bom das coisas e se aprimorar sempre que possível. Tem alguma dúvida com relação sobre anunciar em portais imobiliários? Deixe um comentário para nós.

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