Como fidelizar o comprador de imóveis após o contato?

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  • 27 de setembro de 2016
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Existem diversas formas de atrair quem deseja comprar imóveis e ter maiores chances de mostrar seu anúncio para potenciais clientes. No entanto, pesquisas apontam que o atendimento prestado ao consumidor após o contato inicial é o principal motivo de algumas negociações não serem concretizadas.

O uso de softwares, ferramentas e plataformas imobiliárias auxiliam na hora de criar o anúncio perfeito do imóvel e conseguir maior alcance, mas uma parte importante da jornada de compra muitas vezes é negligenciada: o atendimento ao cliente.

Atender bem o consumidor não significa apenas responder suas perguntas ou ligar insistentemente para que ele feche o negócio. É preciso empatia e conhecimento para transformar o desejo do cliente em realidade e conseguir vender ou alugar o imóvel.

5 dicas para atender bem o cliente

Após conseguir o contato inicial do consumidor interessado no imóvel que você anunciou, é importante manter a pessoa motivada. Para isso, existem algumas dicas de atendimento que podem favorecer a venda ou aluguel da casa dos sonhos.

1. Esteja disponível

Segundo pesquisa realizada pelo VivaReal – portal que conecta imobiliárias e corretores a quem busca uma casa, os consumidores em geral acham tolerável esperar até 1 dia para que o corretor entre em contato. Por isso é importante estar disponível, mas não só no primeiro contato. Ao decorrer das negociações podem surgir dúvidas e caso o profissional imobiliário não responda, o consumidor pode buscar outro imóvel e fechar a venda ou aluguel em outra imobiliária.

2. Respeite o cliente

Muitas pessoas preferem ser contatadas por e-mail ou WhatsApp, não por ligação. Respeite a vontade do cliente, inclusive quanto a horários e intimidade. O WhatsApp pode parecer um mecanismo informal, mas deve ser utilizado com profissionalismo para o contato sobre a venda ou aluguel de um imóvel.

3. Cuidado com a soberba

Ninguém sabe mais o que uma pessoa deseja ou precisa quando busca um novo lar do que ela mesma. Por isso, escute as dúvidas, necessidades e anseios do cliente e responda conforme as perguntas feitas. Apesar da experiência no ramo, não pense que você sabe mais do que o consumidor e não demonstre isso, afinal, ninguém gosta de parecer inexperiente ou desinformado.

4. Não “esqueça” do cliente após a venda

Apesar de muitas mudanças na forma como o consumidor atravessa a jornada de compra, um método continua válido: o boca a boca. Por isso, mesmo após a assinatura do contrato, mantenha contato cordial com o cliente. Ligue para saber o que ele está achando do imóvel, se atendeu suas expectativas e se ele está satisfeito. Peça para ele indicá-lo caso alguém próximo necessite de um corretor de imóveis e mostre-se solícito. Também é válido enviar mensagem ou cartão no aniversário e em datas específicas, como Natal e Ano Novo.

5. Não ultrapasse limites

Ligar ou mandar mensagens fora do horário comercial (salvo se o cliente pediu que fosse assim), enviar emojis, piadas e imagens são atitudes que afastam o cliente, em vez de aproximá-lo. O consumidor quer uma relação clara e transparente com o corretor, mas isso não significa que são amigos.

Prestar um atendimento beirando a excelência pode não parecer uma tarefa fácil, mas com um pouco de atenção e dedicação é possível prestar o melhor serviço ao consumidor e assim fidelizá-lo. Um bom termômetro sobre como você está atendendo é analisar se você gostaria de ser tratado assim. Você também pode usar avaliações básicas e enviá-las aos clientes alguns dias após a assinatura do contrato.

E você? Possui mais dicas para fidelizar e atender bem o cliente no mercado imobiliário? Conte nos comentários!

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