Imóveis à venda: porque anunciar em janeiro é boa opção?

  • Dicas
  • 13 de dezembro de 2016
  • Home
  • Dicas
  • Imóveis à venda: porque anunciar em janeiro é boa opção?
01

01

O fim do ano está chegando, com isso, um novo momento chega para os profissionais do mercado, principalmente para aqueles que trabalham com os imóveis à venda. Apesar de muitos julgarem janeiro como um mês irrelevante para anunciar empreendimentos, por ser um período de férias, existem muitas oportunidades no primeiro mês do ano. Muitos corretores não sabem, mas a procura por imóveis, tanto para venda quanto para aluguel, é grande nesse período.

Porque anunciar os imóveis em janeiro?

Existe muita procura por imóvel
Janeiro é um mês com alta procura por imóveis. Isso já foi observado há algum tempo, como é mostrado na imagem abaixo, com os picos de busca localizados no primeiro mês do ano. Os dados foram retirados do Google Trends, uma ferramenta que mostra o volume de buscas realizadas por um determinado assunto em um período de tempo.

02

Existem alguns motivos para que a busca por imóveis à venda ou para alugar aumente em janeiro:
• Período de férias – Após as datas festivas de dezembro, muitas pessoas acabam tendo alguns dias de descanso ou até mesmo férias. Isso faz com que elas tenham mais tempo livre e, assim, aqueles que estiverem interessados em adquirir um empreendimento, podem pesquisar com mais calma o domicílio que desejam.
• Benefícios recebidos no final do ano – No último mês do ano, geralmente, as pessoas contam com uma renda extra, principalmente de 13º salário, participação no lucro da empresa e bônus. Tais valores são um “empurrãozinho” a mais para levantar o capital necessário para entrar em um financiamento ou garantir a possibilidade de breve mudança.
• Metas de ano novo – Para muitos, o início do ano marca um momento de tomar decisões para mudanças que, certamente, causarão grande impacto na vida de cada um.

O mercado se reaquece
Contando de 2014, o Brasil passou por três anos de grandes acontecimentos, o que fez com que o mercado diminuísse os negócios, já que diversos potenciais clientes ficaram receosos em assumir novos custos no orçamento. A demanda por imóveis, porém, não deixou de existir. As pessoas continuam precisando de um novo lar para morar, seja por casamento, crescimento da família ou até diminuição, saída da casa dos pais ou mudança de cidade. Por esses e também outros fatores, o mercado está sempre se reaquecendo.

Mais visitas e contatos nos portais imobiliários
Os portais imobiliários são as plataformas preferidas de quem pretende adquirir um imóvel ou alugar um. Essas plataformas reúnem um grande número de imóveis, têm filtros que permitem personalizar a busca e também costumam aparecem nos primeiros resultados para as pesquisas feitas pelos usuários.

Os portais também têm uma alta significativa no número de visitantes no mês de janeiro. Assim como o número de contatos que são enviados para os corretores que anunciam neste período também aumenta. Claro que isso não quer dizer que todos os anunciantes que divulgam os empreendimentos em portais observam este acréscimo de contatos recebidos. Só recebem mais leads aqueles anúncios de domicílios que têm uma qualidade melhor, com variedade de fotos, boa descrição e informações completas.

A concorrência pode diminuir
Muitos dos corretores que trabalham de maneira autônoma aproveitam o fim e o começo do ano para tirar férias, assim como algumas imobiliárias minimizam suas equipes ou até mesmo paralisam as atividades. Consequentemente, elas param de anunciar imóveis nesse período do ano, o que é um excelente motivo para você aproveitar ao máximo o mês de janeiro para anunciar imóveis na internet.

Pense como é negativo para o consumidor gostar de um imóvel e só ter a resposta do corretor depois de semanas? Muitos negócios podem deixar de ser fechados por conta disso. Uma pessoa leva, em média, um mês para escolher um imóvel para morar de aluguel. Portanto, se alguém procurar um lar em janeiro, ela certamente fechará negócio apenas no fim do mês. No caso de venda, esse tempo é ainda maior. Um comprador acha “ideal” um tempo de seis meses, desde o início da procura até a assinatura do contrato para adquirir um imóvel.

Garanta sua presença na internet mesmo no período de férias, assim, suas chances de dar visibilidade aos seus imóveis aumentam se estiver apostando na plataforma correta. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Tags:
Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram