Como ter um bom Pós-Venda?

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Muitas vezes após o fechamento da venda o corretor de imóveis não mantém nenhum contato com o cliente, e essa é a receita para cair no esquecimento. Se você ainda tem dúvida sobre o pós-venda, tente sair do lugar de corretor e se coloque como cliente. Temos certeza que se a indicação de um produto que você já comprou veio a partir de um amigo ou parente, e a confiança nessa compra foi muito maior.

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Tente resgatar na sua mente, sua última compra por indicação de alguém que você confia e lembre-se que aquela fase de descoberta, desconfiança, insegurança com os serviços do profissional foram puladas ou amenizadas para evoluir para a próxima fase e, no mercado imobiliário não é diferente! Ainda mais porque você vende o produto mais caro da prateleira e mexe com o sonho de muitas famílias, portanto a confiança é essencial.

E aqui vão as dicas para um pós-venda bem estruturado:

Seja Organizado

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O pós-venda começa no primeiro contato e não, isso não é exagero.
Mantenha um arquivo no seu CRM com todos os seus atendimentos.

Inclua nomes, contatos, informações sobre valores e detalhes da negociação. Converse com o cliente sobre os sonhos dele para oferecer exatamente o que ele precisa e durante as conversas anote palavras chaves sobre os assuntos que vão ajudar a sua memória mais à frente. Lembre-se que uma venda pode durar meses e até mais de um ano, portanto não confie tanto na sua memória ou o cliente pode perceber que você esqueceu do que ele falou.

Esteja Disponível

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Não é porque a venda aconteceu que você não precisa mais atendê-lo.
Vamos criar um raciocínio juntos: O cliente pegou as chaves, fez a mudança e está começando ou recomeçando a vida com a família em um novo ambiente.

É muito possível que ele só perceba algum problema do imóvel após dias de mudança, durante a utilização de cada espaço da nova casa. E sim, isso é mais comum do que as pessoas imaginam. Caso isso aconteça, seja útil!

Crie um cronograma para entrar em contato com seu cliente após duas semanas da mudança, após um mês, após dois meses e deixe a porta aberta para que ele saiba que você estará disponível para qualquer eventualidade e que ele pode contar sempre que precisar. Deixe uma lista de bons possíveis profissionais que ele pode precisar.

Caso ele seja novo no bairro você pode indicar locais de atividades comuns na região: hospitais, restaurantes, escolas ou outros estabelecimentos que julgar relevantes.

Lembre-se das Datas

Em sua agenda anote as datas de aniversário da família e a data de mudança para o novo lar. Imagina a surpresa da família se você enviar um parabéns especial nos aniversários dos integrantes ou até mesmo um mimo no aniversário de mudança para a nova casa ou no aniversário de assinatura do contrato?

Peça sempre um Feedback

Não tem como saber sobre seu desempenho com base em adivinhações, né?
Então, não fique com vergonha de pedir ao cliente que te avalie. Crie meios para que o cliente possa te enviar uma avaliação online de como foi tratado, informando os pontos fortes e fracos.

Tente fazer isso com o maior número de clientes, tantos os de sucesso quanto os de insucesso. E anote tudo no CRM, com o tempo, isso te ajudará a parametrizar e conduzir atendimentos mais assertivos.Priorize as avaliações online, pois o cliente se sente mais a vontade, já que não estará na sua presença e fará avaliações sinceras. E prepare-se para as críticas, elas te ajudarão a evoluir!

E se o cliente der abertura, peça ainda uma carta de referência.
Isso pode servir para imobiliárias que você queira fazer parte ou até mesmo para criar objeções de novos clientes.

Tenha Bom Senso

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Tenha muita calma quando falamos sobre fazer-se presente.

Um bom pós-venda é estar ao lado, mas JAMAIS sufocar o cliente.

Saiba dosar seus contatos, fique atento com a forma que você se expressa ao falar com o cliente e se tiver dúvidas, mande um WhatsApp para saber se o comprador precisa de algo, antes de investir em uma comunicação mais efetiva, como o telefone. Lembre-se que a maioria das pessoas não gosta de receber ligações sem que enxerguem uma ampla necessidade!

E falando sobre ligação, sempre que for ligar, pergunte antes pelo WhatsApp, mesmo que já esteja combinado.

Exemplo: Se o combinado foi falar com o cliente as 10 da manhã, alguns minutos antes do contato, envie uma mensagem pedindo autorização para interrompê-lo. Isso trará uma imagem de educação da sua parte.

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Eliane Garcia de Oliveira

Muito bom,

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