Futuro do Mercado Imobiliário: O que Muda para o Corretor de Imóveis?

  • Home
  • Corretor
  • Futuro do Mercado Imobiliário: O que Muda para o Corretor de Imóveis?
adaptar-mudancas

Sites de notícias e influenciadores do mercado imobiliário debatem o futuro do corretor de imóveis há vários anos ¹. Apostamos que em pelo menos um desses artigos ou palestras você já deve ter ouvido falar de um estudo de Oxford, sugerindo que diversas profissões estão a beira da extinção dentre elas — o corretor de imóveis. 😲

O Futuro é Tecnologia

Fique tranquilo a maior parte desses artigos são apenas “iscas de cliques” e o próprio conteúdo muitas vezes contradiz o título.🙌 Isto ocorre porque o estudo seminal de Oxford cita a seguinte motivação:

Nosso artigo é motivado pela predição citada por John Keynes sobre o desemprego tecnológico generalizado: “a partir da nossa descoberta de meios de economizar o uso do trabalho, que supera o ritmo em que podemos encontrar novos usos para o trabalho.”

Como vemos, o ponto principal do artigo é progresso tecnológico, 👩‍💻 e este deve servir de indicador para as mudanças que estão ocorrendo no mundo. Por isto vamos esquecer matérias que tem títulos como esse Profissões como corretor de imóveis e árbitro devem desaparecer até 2025 ou esse Tecnologia ‘rouba’ cada vez mais empregos e focar na tecnologia e no futuro!💪

O segredo que ninguém fala (ou fala depois de você ver um vídeo de 15 minutos…) — a profissão do corretor de imóveis não irá acabar! Ela passou por mudanças profundas a partir de 2008 e continuará a sofrer impactos cada vez maiores. Um desses motivos é a “indústria 4.0” ou “quarta revolução industrial” que em termos bem gerais é o aumento do uso de tecnologias de automação e conectividade, confira mais aqui.

Use a Tecnologia a seu Favor

“… A tecnologia se desenvolve cumulativamente, e não em atos heroicos isolados, e encontra a maioria de seus usos depois de ter sido inventada, em vez de ser inventada para atender a uma necessidade prevista.”

― Jared Diamond, Guns, Germs, and Steel

Você se lembra como buscávamos imóveis em 2007? Anúncios de jornal, cavaletes e panfletos eram a regra, hoje são a exceção. Hoje a internet se tornou a nova regra. 🏆

Atualmente é unânime, quando vamos anunciar pensamos em — sites, portais imobiliários, Google Ads, Facebook, impulsionamento no Instagram e anúncios georreferenciados no Waze.

Por falar em portais imobiliários, dez anos atrás existiam cerca de três portais de imóveis no Brasil, hoje são inúmeros e cada metrópole, macrorregião, microrregião e até pequenas cidades também possuí o seu.

Adaptar-se as mudanças

É preciso mudar

O setor imobiliário tradicionalmente taxado como obsoleto foi um dos setores que mais viu mudanças devido aos avanços na automação e em novas tecnologias, como IA e Blockchain. 🤖

Novas tecnologias trazem a oportunidade de combater as ineficiências conhecidas do setor imobiliário. Como resultado dessas mudanças, os corretores precisarão se adaptar ou correrão o risco de serem deixados para trás pela concorrência. 🤔

Se valendo destas tecnologias qualquer pessoa pode entender rapidamente as condições do mercado. Podendo usar ferramentas gratuitas de preços on-line, revisando as casas anunciadas e as que estão à venda on-line sem a ajuda de um corretor.

Forneça ajuda a seus clientes.

Sendo assim, o corretor precisa ser mais que um vendedor ou expositor de imóveis, ele deve demonstrar a postura de um consultor imobiliário que fornece ajuda aos clientes 🤝. Devendo usar seu expertise para entender padrões do mercado e considerar as necessidades dos clientes em primeiro lugar. Gerando compradores (e vendedores) que irão ficar tranquilos em relação ao negócio que estão fechando e aptos a serem promotores de seus serviços.

A tecnologia não rouba seu trabalho, ela permite focar no que realmente importa!

Apesar das revelações apontadas pela pesquisa de Oxford e as previsões “catastróficas” de Keynes sobre a tecnologia, o emprego dos corretores não está ameaçado. No entanto, eles deverão se transformar de acordo com o mercado e serão moldados na mesma medida que seu trabalho possa ajudar compradores e vendedores nas negociações.

Foco no que realmente importa

Qual é essa ajuda?

  • Entender as necessidades do cliente.
  • Enfoque em ajudar clientes.
  • Ser um consultor de negócios e não um expositor de imóveis.
  • Ser conhecedor e autoridade do seu mercado.

O que deixou de ser trabalho do corretor?

  • Pesquisar imóveis para clientes
  • Fornecer apenas informações sobre imóveis (quartos, localização, preço)
  • Realizar estimativas de valor dos imóveis
  • Agendar visitas
  • Pesquisar imóveis por segmento ou localização pessoalmente

Recapitulando

O futuro do corretor de imóveis é promissor!

O futuro do setor imobiliário continuara a ser impulsionado por novas tecnologias, relacionamentos com clientes (e outros corretores) além de alterações demográficas. 🌎
Os atores do mercado imobiliário que desejam alcançar e manter o sucesso, precisarão aprender a viver em meio a essas mudanças.

Com novos sistemas destinados a acelerar a jornada de compra do imóvel, sites para corretores e imobiliárias de qualidade que resultam em compradores mais informados e as novas faixas etárias que entram no mercado imobiliário, fica evidente que o setor está passando por grandes mudanças. Quando se trata do futuro do setor imobiliário, todas as pessoas têm muito a esperar e torcer pelo seu sucesso. Principalmente para nós que fazemos parte deste nicho e estamos ansiosos pelo futuro. 🤩

Quais tecnologias você aposta que terão o maior impacto no futuro do setor imobiliário? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários abaixo!

Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram