Plano de Marketing Digital Para Imobiliárias e Corretores

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No ImobiBrasil, vivemos e respiramos marketing digital! Sem contar que trabalhamos os 365 dias do ano focados no mercado imobiliário, diariamente em sintonia com imobiliárias e corretores de imóveis. Se você vive e respira o mercado imobiliário, essa matéria foi produzida exclusivamente para você.

É melhor ter um plano simples do que não ter plano nenhum.

O mercado imobiliário é um dos mais dinâmicos e desafiadores que existem e sabemos que o corretor de imóveis, precisa ficar a par de um turbilhão de informações como perfil dos clientes, portfólio da região, sua área de atuação, flutuações nos financiamentos, alterações na legislação… Ufa!

“Frequentemente, o melhor marketing não parece realmente marketing.” – Seth Godin

Sabendo disto — nada mais justo que compartilhar alguns insights e caminhos para você alavancar sua estratégia de marketing digital. É por isso que mostraremos passo a passo como elaborar os pontos principais do seu plano de marketing digital e como você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

Qual o seu objetivo?

Percorra cada etapa do seu plano de marketing digital!

Mentalize essa situação e veja se você já se pegou fazendo exatamente isto — Quando você não está ocupado atendendo clientes e fechando negócios, fica concentrado no marketing postando no Facebook, Instagram, compartilhando imóveis com leads em potencial e mantendo campanhas pagas no Google e Facebook. Assim que começam os primeiros resultados de suas ações de marketing você fica totalmente submerso em trabalho e ocupado o tempo todo nutrindo seus leads e não tem tempo para continuar com o marketing. Depois de concluir e fechar esses negócios, você não estará mais ocupado, porém não haverá mais leads prontos para trabalhar com você, porque você não fez marketing.

Está na hora de mudar esse paradigma! Ter um plano de marketing recorrente que possa ser executado semanalmente é essencial. Ter um plano que seja rápido de aplicar e em etapas de curta duração vão te ajudar a não sair do caminho. Como saber em que pontos devo focar? Como você já deve ter visto em diversas listas pela internet, um plano de marketing de sucesso gira em torno de alguns aspectos básicos.

  • Aumentar sua base de leads
  • Converter mais leads
  • Aumentar as indicações
  • Fazer marketing social

Qual a sua audiência?

De atenção ao cliente certo no momento certo.

O ponto principal nesta etapa é a relevância do seu estoque de imóveis para seus clientes. Fique atento e alimente seu sistema de negócios — existem investidores que querem um imóvel para ontem, vendedores que estão planejando vender nos próximos 8 a 12 meses e clientes que vão levar mais de 18 meses para comprar um imóvel. São tantas variáveis e a chave é essencialmente simples, fornecer a eles informações relevantes para o estágio da jornada que estão.

Fique atendo nesses perfis que fazem parte de seus leads

  • Clientes que já fizeram negócios e vão indicar sua marca
  • Compradores
  • Vendedores

Se sua mensagem de marketing tentar agradar a todos os seus leads, você será ignorado. Lembre-se relevância para o público é o foco.

Falando em foco, um problema existente no marketing imobiliário é enfatizar integralmente no comprador e esquecer dos outros perfis do seu plano de marketing. Temos certeza que se você perguntar para colegas de profissão ou analisar seus últimos negócios, vera que grande parte dos melhores leads surgiram de vendedores e clientes antigos.

No fim do dia é preciso pavimentar o longo prazo.

Então a pergunta lógica é — porque a maior parte de seu conteúdo e esforços foca somente nos novos clientes? Imagine só, um corretor que corre apenas atrás de novos compradores (não se inclua se você estiver começando agora e acabou de tirar seu CRECI) e esquece totalmente os proprietários e clientes anteriores, seu marketing sempre será insuficiente e você parecerá desesperado pelos negócios.

Onde está sua audiência, qual rede social focar?

Suas mídias sociais precisam estar em sintonia com seu público.

Talvez a pergunta correta não seja onde está sua audiência, mas sim levar como garantido que seu público está pulverizado em todas as redes sociais. Fique tranquilo você não terá que criar conteúdo único para cada uma delas (Facebook, Instagram posts, Instragram stories, Linkedin). Você poderá facilmente tecer seu conteúdo e personalizar pequenas partes de acordo com as particularidades de cada rede social.

É importante lembrar que, embora todas as plataformas exijam conteúdo ou postagens personalizadas, todas elas precisam estar na mesma direção e ter a mesma voz. Quando os usuários consomem seu conteúdo, é ideal que reconheçam instantaneamente o tom, a escrita e o feeling, bem como sua marca. Nunca esqueça qual é seu objetivo principal, isto irá facilitar a transmissão da mensagem ao cliente.

Que conteúdo devo postar?

Cada conteúdo é assimilado de maneira diferente de acordo com o momento do seu cliente.

Até agora falamos bastante sobre como seu plano deve estar estruturado e que diretrizes seguir. Agora vamos partir para a abordagem pratica e focar em algumas dicas de conteúdo que com certeza irão alavancar suas conversões.

  • Use pesquisas e questionários (Facebook, Instagram stories) para aprender sobre seu público
  • Publique sobre histórias de sucesso de clientes como vendas, locações e empreendimentos
  • Compartilhe vídeos que você criou com dicas e informativos
  • Compartilhe tour em vídeo nos seus melhores imóveis
  • Publique novos anúncios para aumentar o tráfego
  • Postar fotos de facilidades urbanas existentes nos bairros
  • Poste fotos de fotos de locais de lazer próximos aos imóveis
  • Compartilhe dicas de compra de casa para quem vai adquirir o primeiro imóvel
  • Compartilhar dicas de decoração para casas

Como traçar estratégias de conteúdo sazonal?

Já ouviu falar do Google Trends?

Planejar para conquistar.

Ele pode te ajudar a definir o momento exato em que sua campanha deve iniciar e terminar, com base em feriados ou eventos. Veja o exemplo acima sobre o dia das mães, existe um aumento repentino nas buscas a partir do final de março se dissipando efetivamente no dia da comemoração. Este tipo de dado é muito valioso para saber quando começar sua estratégia e não perder o momento de alta.

“Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados.” – Dan Zarrella

Ainda sobre o nosso exemplo de dia das mães, analisando as tendências de buscas, é vital que no dia 20 de março sua estratégia já esteja criada, isto é, seu conteúdo (imagens, textos, vídeos e etc) tem de estar desenvolvido e seu foco definido.
Isto é importante porque sua campanha precisa começar a ser exibida na semana anterior ao pico de interesse para maximizar seus resultados.

Acesse o Google Trends clicando aqui.

Pensar no longo prazo é começar hoje!

O recurso mais preciso de qualquer pessoa é o tempo. Use com responsabilidade.

Existem muitos elementos que acompanham um bom plano de marketing digital, portanto, comece já a planejar seu sucesso com a estratégia certa e implemente com antecedência. Se pudéssemos dar uma última dica seria essa — você vai precisar de um local para anotar e manter acompanhamento dos resultados de seu plano certo? Então recomendamos fortemente que seja o mais simples e rápido possível, desta forma você não perdera tempo e ficara focado no que realmente importa. Aqui no Blog ImobiBrasil já listamos as melhores ferramentas para você usar.

A persistência aliada a um objetivo fixado é o principal motor para seu desenvolvimento no longo prazo.

O que achou de nossa matéria? Encontrou algum erro? Deixe um comentário e fique ligado, mais guias de marketing digital estão sendo preparados para você.

Blog Comments

Fiz uma leitura e fiquei entusiasmado, vou procurar me integrar. Tenho que “integrar para não entregar”.

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