Posicionamento no Google para Corretores e Imobiliárias: Comece por Aqui

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Posicionamento para imobiliárias e corretores

Então seu site está ativo e funcionando, você já cadastrou seus imóveis, enviou fotos e criou descrições fantásticas.

Perfeito, este é o caminho para ter um site de sucesso que gera negócios!

Agora o próximo passo é gerar tráfego através do Google. Já imaginou seu site na primeira página? 🤔

Gerando leads 24 horas e fortalecendo sua marca?

Bom, aqui na ImobiBrasil imaginamos (a todo momento!) e queremos o melhor posicionamento para todos os nossos clientes, mas existem alguns pontos que quase ninguém fala — não é fácil subir no ranking do Google! Primeiramente não é um processo automático e não acontece do dia para noite (podem levar meses, mesmo com uma boa estratégia 😲).

Você já deve ter visto “gurus de SEO” afirmando que vão posicionar seu site na primeira página rapidamente.

Você já deve ter visto “gurus de SEO” afirmando que vão posicionar seu site na primeira página rapidamente. Bom, deixamos aqui uma dica muito importante 👌, nem pense em tentar usar truques para manipular palavra-chave ou criar links artificiais que apontem para seu site. O Google possui mais de 200 métricas para avaliar os sites e se algum desses indicadores não parecerem naturais seu site pode ser penalizado.
Para saber mais não deixe de ler nossa matéria com 10 dicas do que fazer para melhorar o posicionamento do seu site. Ainda tem um bônus com 5 mitos de SEO para o mercado imobiliário que você deve evitar. 📚

Não desanime, estamos aqui para dizer que é possível com trabalho inteligente e dedicação. 🧠


Já ouviu falar da pirâmide de Maslow?

Fique tranquilo você não está lendo uma matéria de psicologia para corretores e imobiliárias 🏡. Mas não podemos deixar de citar a pirâmide de Maslow, também chamada de hierarquia das necessidades de Maslow. Resumindo — seu objetivo é determinar o conjunto de condições necessárias para que um indivíduo alcance a satisfação, seja ela pessoal ou profissional.

Pirâmide de Maslow Clássica

Nesta teoria as necessidades humanas mais fundamentais (como ar, água e segurança física) são comparadas com as necessidades mais avançadas (como estima e relacionamentos sociais). A teoria afirma que você não pode alcançar as necessidades do topo sem garantir que as necessidades mais fundamentais sejam atendidas primeiro.

Por exemplo, as realizações na sua vida acadêmica não importam se você não tem segurança ou não tem o que comer. 😮


Bom, e o que isso tudo tem a ver com meu site ser melhor posicionado?

A resposta pode não parecer óbvia de início, mas as necessidades que seu site tem para que ele seja posicionado são comparáveis com a pirâmide de Maslow.

Conhecimento em SEO faz grande diferença

Veja na lista abaixo onde o item de número 1 é a base da pirâmide:

  1. Fisiológica: Seu site precisa estar sempre acessível e com facilidade de acesso para que os mecanismos possam ler.
  2. Segurança: Conteúdo de qualidade que acolha e responda às dúvidas de seus clientes.
  3. Relacionamentos: Otimizar o conteúdo de acordo com as palavras-chave escolhidas como foco. Fornecer ótima experiência do usuário, incluindo velocidade de carregamento rápida e interface atraente.
  4. Autoestima: Conteúdo digno de compartilhamento que obtém links, citações e novos leads.
  5. Realização: Otimizar o Título, URL e descrições para elevar o interesse em seus imóveis. Utilizar meta tags que ajudem a definir seu conteúdo.

Viu que legal! Agora vamos fazer algumas analogias utilizando a lista de necessidades do seu site?

Pense no seguinte — seu site tem um excelente conteúdo (Autoestima), mas nem sempre está online (Fisiológica). Outro caso seria, seus títulos e endereços amigáveis estão muito bem otimizados (Realização), mas o conteúdo não responde às dúvidas de seus clientes (Segurança).

Consegue ver o padrão aqui? De nada adianta satisfazer as necessidades no topo da pirâmide se a base está deficiente.

Isso tudo é muito legal, mas por onde começar?

O “mundo” na internet é complexo e está em constante mudança, mas você pode entender facilmente o básico, e mesmo uma pequena quantidade de conhecimento em SEO (Já vamos chegar lá) irá fazer uma grande diferença.


O que é SEO

SEO é mais sobre as pessoas que acessam seu site quanto para os próprios mecanismos de pesquisa!

SEO significa “otimização para mecanismos de pesquisa”. Na prática, é aumentar a qualidade e quantidade de tráfego do seu site, e consequentemente a exposição à sua marca, através de resultados não pagos nos mecanismos de pesquisa (Google, Bing e Yahoo) também conhecidos como “orgânicos” (mais sobre abaixo).

Apesar da sigla, o SEO é mais sobre as pessoas que acessam seu site quanto para os próprios mecanismos de pesquisa. Em síntese trata-se de entender o que as pessoas estão procurando on-line, as respostas que estão buscando, as palavras que estão usando e o tipo de conteúdo que desejam consumir. Conhecer as respostas a essas perguntas permitirá que você se conecte às pessoas que estão pesquisando on-line pelos imóveis e empreendimentos que você oferece.


O Básico dos Buscadores

Primeiramente é preciso separar em dois grupos diferentes, de um lado estão os buscadores (como o Google) e do outro a internet (os sites).
Vamos usar o Google como exemplo, cada vez mais a busca do Google tenta tomar o lugar da barra de endereços (aquela barra lá em cima onde você digita o endereço dos sites). Fazendo com que nós não digitemos mais os sites (www.seusite.com.br) e sim apenas o nome (seusite). Esta facilidade cria o efeito psicológico de que os resultados do Google representem a internet, porém, não são!


Os motores de busca são máquinas de resposta.

O Google é uma máquina de respostas.

Eles vasculham bilhões de páginas a todo instante e avaliam milhares de fatores para determinar qual conteúdo tem maior probabilidade de responder à sua consulta.

Os mecanismos de pesquisa fazem isso descobrindo e catalogando todo o conteúdo disponível na Internet (páginas da Web, PDFs, imagens, vídeos etc.) através de um processo conhecido como “indexação” e, em seguida, ordenando-o conforme sua correspondência de acordo com as buscas em um processo chamado de “classificação”.


Quais Resultados são Orgânicos?

No tópico anterior comentamos sobre os resultados orgânicos, leia-se não pagos, (ou seja, sem publicidade), que são gerados quando sua página é relevante para as buscas efetuadas (atende a necessidade do cliente).

Procure manter sua base de imóveis sempre atualizada, indo de encontro a conteúdo pertinente de qualidade em seus canais digitais (blog, hotsite e páginas extras).

Enquanto publicidade paga, mídia social e outras plataformas online podem gerar tráfego para sites, a maior parte é obtida pelos buscadores Nesse ponto os resultados de pesquisa orgânica abrangem mais termos de busca e transmitem confiança para os clientes. Além de receberem muito mais cliques do que anúncios pagos.

Resumindo: o SEO bem feito tem mais oportunidades gerar de tráfego que campanhas pagas a longo prazo.


Vale lembrar — o SEO é um dos únicos canais de marketing on-line que, quando configurados corretamente, podem continuar a gerar trafego ao longo do tempo.
Procure manter sua base de imóveis sempre atualizada, indo de encontro a conteúdo pertinente de qualidade em seus canais digitais (blog, hotsite e páginas extras).

Estas são estratégias confiáveis para melhorar seu posicionamento e consequentemente gerar trafego que continuará a crescer, em contraste, campanhas pagas precisam de investimentos constantes para trazer novas visitas.


Diretrizes para seu site aparecer no Google, Segundo o Próprio Google

Você deve fazer:

  • Crie páginas para pessoas, não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus clientes e visitantes.
  • Evite truques destinados a melhorar a classificação dos mecanismos de pesquisa.
  • Uma boa regra é, se alguém perguntar as estratégias que você está usando para posicionar seu site você se sentiria bem explicando?
  • Outro teste útil é perguntar: “Isso ajuda meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”
  • Pense no que torna seu site único, valioso ou atraente.

Você deve evitar a todo custo:

  • Conteúdo gerado automaticamente
  • Participar de esquemas de links
  • Criando páginas com pouco ou nenhum conteúdo original (ou seja, copiado de outro lugar)
  • Cloaking – a prática de mostrar aos rastreadores de mecanismos de pesquisa conteúdo diferente dos visitantes.
  • Texto e links ocultos
  • Páginas de entrada – páginas criadas para ter uma boa classificação em pesquisas específicas que redirecionam o tráfego para seu site.

Defina quais são seus objetivos

As metas vagas não são favoráveis ​​para você — portanto, descubra exatamente o que você está tentando alcançar daqui em diante.

A prioridade ao desenvolver sua estratégia de marketing digital para o setor imobiliário é avaliar quais são seus objetivos. Só então você poderá planejar de forma eficaz como chegar até la.

Seus objetivos devem ser pontos-chave ao planejar sua estratégia de marketing. Uma característica marcante de uma meta de negócios é o quão palpável ela é. Fique atento, existem dois componentes principais para uma meta palpável — se suas metas são específicas e se elas são mensuráveis.

Ser específico significa a diferença entre “impulsionar o crescimento dos negócios” e “gerar leads em potencial no meu local”. As metas vagas não são favoráveis ​​para você — portanto, descubra exatamente o que você está tentando alcançar daqui em diante.

Ser mensurável, tanto no tempo quanto na métrica dos negócios, é outro fator importante para definir seus objetivos. Objetivos irreais raramente são atingidos.

Todo mundo quer alcançar sucesso em seu nicho, especialmente em um setor altamente competitivo como o imobiliário. Para ajudar a evitar isso, aborde sua estratégia de outra forma, por exemplo — mude “gerar 500 visitas em potencial na minha cidade” para algo como, “gerar 10 leads em potencial na minha localidade este mês”.


Comece Agora!

Não deixe para mais tarde, não deixe para amanhã, comece agora!

O marketing digital imobiliário não é diferente de outros setores. Mas possuí suas particularidades que devem ser consideradas.

Seus objetivos devem girar em torno do estabelecimento de uma presença on-line que gere leads qualificados e, em seguida, oriente cada um deles na jornada de compra do imóvel.

Outro ponto importante! Não use a mesma estratégia para diferentes públicos.

Por exemplo, para os segmentos de aluguel e venda corporativa sua estratégia deve mudar, pois, aquela descrição básica —”Apartamento para venda com 2 quartos no bairro da Consolação. Aceita Financiamento!”, não irá funcionar da mesma forma que para um casal que acabou de ter um filho. Esse tipo de anúncio não satisfaz a necessidade de seu cliente e não responde suas dúvidas, portanto acaba não sendo relevante e não será exibido nos primeiros resultados do Google.

A dica mais importante que podemos dar é — comece agora mesmo a trabalhar seu posicionamento. Não deixe para mais tarde, não deixe para amanhã, comece agora!


(Bônus) Dicas de Leitura

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