Posso vender com o CRECI vencido?

CRECI-VENCIDO

Os corretores de imóveis sabem que é fundamental ser credenciado pelo CRECI para exercer a profissão. Afinal, quem não recebe a autorização do Conselho responsável e faz a corretagem mesmo assim, age ilegalmente. Mas será que trabalhar com o CRECI vencido também é ilegal?

Se você tem essa dúvida, leia nosso artigo!
Hoje, vamos te explicar tudo sobre o CRECI vencido, anuidades e as possíveis punições!

Como faço para pagar a anuidade do CRECI?

Como o próprio nome sugere CRECI: Conselho Regional de Corretores de Imóveis – cada estado possui  seu próprio conselho. Desta forma, as normas e procedimentos, como por exemplo o pagamento da anuidade, podem mudar de um estado para outro.

Contudo, de um modo geral, a cobrança começa a ser feita em janeiro e são oferecidos descontos para pagamentos à vista. Já para o pagamento parcelado no boleto, costuma ser oferecido até cinco vezes e em boa parte dos conselhos existe a possibilidade de pagar com cartão de crédito em até doze vezes. Consulte o site oficial do Conselho da sua região.

Os boletos de anuidade também são emitidos no site oficial do Conselho oficial da sua região: basta selecionar o ano referente e seguir com as demais solicitações que aparecerem na tela. O acesso ao boleto é feito através da informação do número do CRECI e CPF.

E qual é o prazo de validade desse pagamento?

Depois de tirar o certificado e conseguir a autorização para trabalhar como corretor de imóveis, tanto o registro provisório, como o registro oficial,  têm validade de 12 meses. Portanto, a renovação do CRECI deve ser feita anualmente.

Dessa forma, os corretores precisam ficar atentos para não perderem o prazo, e evitar trabalhar ilegalmente sem um registro válido.

O pagamento do boleto é realizado através do site do CRECI correspondente ao estado em que se exerce a profissão. 

Trabalhar com o CRECI vencido é ilegal?

Não fique na dúvida, a resposta é: Sim! Trabalhar com o CRECI vencido é proibido. Assim sendo, o corretor de imóveis que for pego com a documentação atrasada, pode ser punido e até mesmo ter o registro suspenso. 

Ao exercer a profissão sem o CRECI, o corretor de imóveis infringe a lei 6530/78, podendo ser penalizado tanto pelo Conselho Regional, quanto de acordo com a legislação. Neste caso, as punições podem ser cíveis, criminais ou administrativas. Dependendo da infração, o corretor pode até mesmo ser preso.

Portanto, é de extrema importância manter a anuidade em dia, para poder atender os clientes e realizar as negociações, em acordo com a lei. Além disso, com o CRECI vencido o corretor de imóveis também pode perder boas oportunidades de parcerias com imobiliárias sérias, e de ser indicado pelos colegas de profissão.

Além disso, potenciais clientes também podem recorrer aos conselhos para se certificar que estão negociando com profissionais confiáveis, solicitando o número de registro dos mesmos. Caso o corretor não renove o CRECI, não terá seu número reconhecido e, consequentemente, irá perder vendas.

E quem fiscaliza os corretores com o CRECI vencido?

Os profissionais do setor imobiliário são fiscalizados tanto pelo COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, como pelo CRECI, que é o conselho regional. Assim sendo, o COFECI atua de forma única em nível federal, enquanto o CRECI atua de acordo com as regiões, por isso a fiscalização pode variar.

Esses são os órgãos fiscalizadores tanto dos corretores de imóveis, quanto das imobiliárias. Cabe a eles punir os profissionais por qualquer irregularidade, como atuar sem o registro ou com o registro vencido. 

Eles também são os responsáveis aos quais os clientes podem recorrer em casos de reclamações ou por ser lesados devido à conduta desajustada por parte do profissional.

Blog Comments

É fundamental estar em dia mas o CRECI que é um órgão sério tem viabilizado soluções para que os inadimplentes possam se regularizar sem antes sofrerem penalidades ou até mesmo terem seus registros cassados.

Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram