Proptech: Tudo que corretor de imóveis precisa saber

  • Home
  • Corretor
  • Proptech: Tudo que corretor de imóveis precisa saber
PROPTECH

Se você é um corretor de imóveis que gosta de ficar por dentro todas as novidades ou costuma ir a eventos do setor imobiliário (vide Conecta Imobi 2019), é provável que tenha notado um aumento no uso da palavra “Proptech”. Se nunca ouviu ou não teve tempo de pesquisar a fundo estamos aqui para te explicar tudo o que sempre quis saber!

O termo proptech é muito mais que uma palavra da moda, é um segmento que movimenta bilhões anualmente e existe desde a década de 80 tendo ganhado muita atenção recentemente.

O que é Proptech

Rede holograma digital e internet das coisas no fundo da cidade. sistemas sem fio de rede 5g. Foto Premium

Como dito anteriormente o termo proptech não é exatamente novo, sendo que já estamos caminhando para a proptech 3.0.

PropTech, é a abreviação de Property Technology, é um termo abrangente para mudanças digitais e tecnológicas no setor imobiliário. As PropTechs possuem várias faces: de novos produtos a formas inovadoras de fazer coisas antigas. Inclui até novos modelos de negócios com foco digital. Exemplos de PropTech incluem startups do setor imobiliário, empresas de gerenciamento e intermediação de negócios, bem como aplicativos ou CRMs.

História

Canteiro de obras modernas com guindastes trator e escavadeira inacabado edifício exterior pôr do sol plano horizontal Vetor Premium

Em suma com o barateamento da computação na década de 80 surgiram os primeiros softwares de Desenho assistido por computador (CAD) e ferramentas de banco de dados que foram extensivamente utilizados por empresas ligadas ao segmento imobiliário. Chamamos este momento de Proptech 1.0.

Estamos vivendo hoje o PropTech 2.0, uma nova onda explosiva de inovação, investimento e atividade empresarial. Com os avanços sem precedentes em tecnologia, computação em nuvem, programação ágil, dispositivos móveis, sensores e custos muito mais baixos. Além de conectividade onipresente impulsionada por banda larga, Wi-fi e telefonia 4G.

 Vetor grátis

Da mesma forma como o computador pessoal e mais tarde a Internet facilitaram o crescimento da PropTech 1.0, a PropTech 2.0 foi lançada pelo comércio eletrônico, redes sociais, software de código aberto e o mundo multiplataforma.

O que é importante saber sobre PropTech?

Análise de dados e conceito de estatísticas. análise de negócios de ilustração vetorial, visualização de dados. conceito de tecnologia, internet e rede. dados e investimentos Vetor Premium

Os corretores e atores do mercado imobiliário precisam saber que as PropTechs revolucionaram e transformaram o setor imobiliário. Mais importante, o ritmo de mudança tende a ficar ainda mais rápido. Por isso fique atento as mudanças sutis do setor e ligado em novas tecnologias.

A venda de imóveis passou do famoso cavalete ou panfletagem na porta dos supermercados para uma plataforma de comércio eletrônico global que usa o feedback e recepção dos clientes para otimização das campanhas. Uma destas ferramentas são as redes sociais e os mecanismos de busca, em especial o Facebook e o Google que criaram um sistema de redes que tem escala e alcance muito além da capacidade do qualquer corretor de imóveis individualmente.

Análise de mercado, solução de negócios Vetor Premium

Alie tudo isso a um site próprio moderno que atue como suporte para todos os processos negociais e dados vitais do seu negócio. Quando você utiliza um site que ofereça ferramentas de CRM, integração com portais, modelos acessíveis em qualquer dispositivo e ferramentas inteligentes para impactar clientes. Parabéns você estará utilizando uma Proptech.

Indo mais a fundo

Character stepping out of the mobile phone screen Premium Vector

A tecnologia nunca para, especialmente em um mercado que movimenta 3,5 trilhões de dólares mundialmente, como é o caso do mercado imobiliário. Abaixo vamos listar as principais categorias e tendências do mercado de proptech que os corretores e investidores imobiliários precisam saber.

Busca pelo imóvel

Vida privada intrusão plana vector illustration Vetor Premium

A busca pelo imóvel passou de algo penoso que levava vários dias e inúmeras idas e vindas a imobiliária para algo simples como uma busca no Google.

Por isso preze por um site com sistema moderno como os oferecidos pela ImobiBrasil. Nessa categoria existem também os portais de busca como Viva Real, Zap Imóveis, OLX entre outros. Anúncio em redes sociais e campanhas de remarketing.

Documentação

Mão segurando a caneta e o documento Vetor Premium

A digitalização de documentos imobiliários, como declarações de propriedades, relatórios de vacância, perfis de inquilinos, manutenção e inspeções de propriedade, contratos, financiamento e papelada do título reduz a probabilidade de erros e acelera todo o processo de diligência eliminando intermediários.

Gestão imobiliária

A administração falhou em obter lucro Vetor Premium

A Proptech voltada para gestão imobiliária é utilizada para fornecer um sistema integrado do início ao fim, com segurança e transparência. Por exemplo, o locador e o locatário assinam digitalmente um contrato de locação inteligente que inclui o valor do aluguel e a frequência de pagamento. Em seguida, o contrato inteligente inicia e coleta automaticamente os pagamentos mensais do aluguel, paga as despesas operacionais e distribui os lucros ao proprietário.

Financiamento e sistemas de pagamento

Análise ilustrada do mercado de ações Vetor grátis

Levam entre 30 a 90 dias para uma compra ser concluída (isto depois que o cliente já chegou no fundo do funil de vendas), às vezes até mais para transações internacionais ou negócios comerciais maiores. A digitalização e inserção de inteligência artificial nos sistemas de financiamento e pagamento agiliza e acelera o processo de aquisição e financiamento, reduzindo o tempo gasto com análises de crédito e documentação do empréstimo.

Cenário Brasileiro de Proptechs

Cooperação, criação de idéias e marketing digital Vetor Premium

No Brasil as proptechs tem auxiliado e muito o desenvolvimento do mercado imobiliário, acrescentando novas tecnologias diruptivas e reinventando antigos modelos de negócio.

Uma busca rápida no Google e você irá encontrar inúmeras empresas consolidadas e startups que oferecerem serviços e ferramentas para o setor imobiliário.

A ImobiBrasil, por exemplo, trabalha a mais de 10 anos acreditando que a tecnologia é aliada dos corretores e segue investindo no sucesso do setor imobiliário e todos os seus constituintes.

Tenha seu próprio site para corretores e imobiliárias a um preço acessível

Não poderíamos encerrar esse artigo sem falar sobre o sistema ImobiBrasil. Uma suite completa de soluções pensadas e utilizadas diariamente por corretores e imobiliárias de todo o país a quase uma década.

No ImobiBrasil buscamos facilitar a gestão do seu site para auxiliar no sucesso de corretores e imobiliárias online. Oferecemos ainda suporte via telefone, chat e whatsapp para tornar os primeiros passos ainda mais fáceis.

Confira a lista de benefícios que você terá escolhendo o ImobiBrasil:

  • Mais de 40 modelos de sites para imobiliárias e corretores
  • CRM com cadastro de clientes
  • Funil de vendas
  • Documentos
  • Integração com Portais (Zap, VivaReal, MercadoLivre, OLX entre outros)
  • Sem contrato de fidelidade
  • Sem tempo mínimo de permanência
  • E muito mais!
Acesse Nosso Site e conheça mais vantagens

Oferecemos ainda 7 dias para você testar gratuitamente o sistema ImobiBrasil. Não perca tempo acesse o site clicando aqui e comece agora mesmo!

Blog Comments

Gostaria de conhecer melhor vcs

Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram