Venda de imóveis: mercado está otimista para 2017

  • Home
  • Mercado
  • Venda de imóveis: mercado está otimista para 2017
mercado

O mercado imobiliário mostra otimismo para a venda de imóveis no próximo ano. Uma pesquisa feita pelo VivaReal com consumidores, imobiliárias e corretores mostrou que a expectativa é de melhora de preços e de negociações no setor em 2017.

A Pesquisa de Expectativas 2017 foi realizada com 1.545 consumidores, 482 corretores de imóveis e 432 imobiliárias de 326 cidades brasileiras. O sentimento geral percebido foi de otimismo, com o mercado imobiliário e os possíveis clientes avaliando que os preços de imóveis estão muito altos.

De acordo com o estudo, 40% dos consumidores apostam que os valores cobrados cairão no próximo ano, enquanto 64% dos profissionais do setor acreditam na manutenção dos preços.

Cerca de 70% dos corretores e imobiliárias estão otimistas com o mercado em 2017, enquanto 53% dos clientes que buscam um novo imóvel à venda também denotaram o sentimento positivo de melhora no mercado.

A pesquisa traz informações sobre o setor imobiliário, a expectativa de profissionais e consumidores e também um panorama sobre a percepção dos mesmos em relação ao panorama econômico no próximo ano. Os profissionais imobiliários mostram otimismo, com 61% dos entrevistados apontando para melhora na economia brasileira e 35% incertos sobre o tema.

Em relação à economia brasileira, 43% dos consumidores avaliaram incerteza, enquanto 41% mostram otimismo sobre o mercado em geral. As principais causas apontadas para a dúvida sobre a retomada econômica do país são corrupção, crise econômica e crises políticas.

Perfil dos consumidores que buscam imóveis à venda

A pesquisa foi realizada com consumidores brasileiros, sendo 51% mulheres. A maioria dos entrevistados, 60%, são casados ou estão em união estável. 40% deles estão concentrados na faixa etária entre 25 a 39 anos e 65% apresentam renda familiar média superior a R$ 3.418,00.

Entre os consumidores que participaram do VivaReal Pesquisa de Expectativas 2017, os que buscaram a venda de imóveis recentemente representam os seguintes dados: 84% ainda não encontrou o lar dos seus sonhos, enquanto a procura pela compra de um imóvel representa 71% das intenções, 22% desejam alugar um lar e 7% desistiram da busca.

Os imóveis usados representam o desejo de 66% de quem ainda não encontrou o local ideal, com 28% pretendendo pagar o investimento à vista e 52% preferindo buscar um financiamento. A permuta representa 17% das buscas, enquanto 3% planejam entrar em um consórcio.

Já entre quem deseja um lançamento imobiliário, a maioria busca o financiamento (72%) para quitar o imóvel, com a permuta representando 12% da forma de pagamento, 11% pretendem pagar à vista e 3% também buscam um consórcio. A expectativa dos consumidores é de encontrar o imóvel desejado à venda em até seis meses.

Ao analisar os dados fornecidos por quem já conseguiu o lar ideal, 16% dos entrevistados, a locação representou 48% das transações. Os 30% que compraram um imóvel usado revelaram ter conseguido um desconto médio de 13% no preço inicial da oferta. Já os 22% que optaram pelos lançamentos alcançaram 14% de desconto ao fechar a transação.

As expectativas econômicas e novos projetos do Governo Federal também podem ajudar a movimentar o setor imobiliário em 2017. A maior confiança dos consumidores e a melhora nos indicadores econômicos brasileiros reforçam o otimismo do mercado.

O início do ano traz diversas oportunidades para o corretor e, com os dados favoráveis, é ainda mais indicado buscar novos clientes que desejam a venda de imóveis. Gostou dos dados? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram