Auditoria do Conteúdo do seu Site!

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Olá, corretor! Estamos de volta com mais um artigo da nossa série sobre SEO, o 4º da nossa sequência de 8. E desta vez vamos abordar um tema fundamental: a importância da auditoria de conteúdo do seu site. Assim como você faz uma avaliação minuciosa dos imóveis que representa, é essencial também analisar o conteúdo do seu site para identificar oportunidades de melhoria e garantir um desempenho otimizado nos mecanismos de busca.

Com essa análise, você entenderá melhor o que está funcionando e o que pode ser aprimorado para melhorar o SEO do seu site e, consequentemente, atrair mais visitantes e potenciais clientes. Então, vamos mergulhar juntos neste processo de auditoria de conteúdo e descobrir como podemos otimizar o seu site para alcançar resultados ainda melhores!

Obs.: Para executar algumas das ações a seguir, seu site precisa estar configurado no Google Analytics. Caso tenha dúvidas de como configurar em seu site, entre em contato conosco

Encontre páginas de baixo desempenho

O passo inicial é identificar as páginas de baixo desempenho em seu site e tomar medidas para removê-las, redirecioná-las ou otimizá-las. Essas páginas geralmente não atraem muito tráfego ou geram vendas significativas, então resolver esse problema é crucial.

O conteúdo de baixa qualidade é um sinal importante para os mecanismos de busca avaliarem a relevância do seu site. Felizmente, o Google Analytics oferece uma maneira fácil de encontrar essas páginas e tomar medidas para melhorar sua qualidade e desempenho.

Para encontrar as páginas com baixo engajamento, siga os seguintes passos:
No canto superior esquerdo da tela, clique em Relatórios → Ciclo de Vida → Engajamento → Páginas de destino

Em seguida, ordene as páginas de menor para maior número de sessões

Identifique as páginas que têm um número significativamente baixo de visitantes em comparação com outras páginas do seu site.

Após identificar essas páginas de baixo desempenho, você pode considerar as seguintes opções:

  1. Excluir o conteúdo se for irrelevante ou obsoleto.
  2. Otimizar o conteúdo para torná-lo mais útil e relevante para os visitantes.
  3. Fazer um redirecionamento 301 para uma página semelhante ou relacionada do seu site.
  4. Consolidar diferentes partes de conteúdo semelhante em uma única publicação para criar uma experiência mais abrangente e valiosa para os usuários.

A escolha da opção mais adequada dependerá do tipo de conteúdo e da sua relevância contínua para os visitantes do seu site. Por exemplo, conteúdos desatualizados ou irrelevantes podem ser excluídos, enquanto conteúdos valiosos podem ser otimizados ou combinados para melhorar sua eficácia.

Avalie seu conteúdo com base no tráfego

Agora que você tomou medidas em relação ao seu conteúdo de pior desempenho, é hora de focar no restante. Vamos avaliar seus conteúdos com base no tráfego, uma métrica objetiva que indica se o material está cumprindo seu papel em termos de SEO.

Utilize a ferramenta de Pesquisa Orgânica. Digite seu domínio, clique em pesquisar e vá para a aba “Páginas”. Você verá uma lista de todas as suas páginas orgânicas.

Clique em “Tráfego” para ordenar os resultados pela quantidade de tráfego.

Com isso, você terá uma ferramenta que ajudará a identificar os conteúdos que não estão alcançando bons resultados e a priorizar as próximas etapas.

Observação: Como não há uma referência do setor para uma métrica “Tráfego” ideal, é importante basear-se no desempenho geral do seu site para determinar o que está abaixo do padrão.

Melhore e republique

Após essas análises, chegou a hora de aprimorar seu conteúdo. Há diversas abordagens para isso que podem ser aplicadas em seu site:

  • Adicionar elementos visuais: Adicione fotos de qualidade em seu site! Atualize fotos antigas e tente se pergunte “que tipo de fotos meu cliente deseja ver?”, “qual o melhor ângulo para as minhas fotos?”.
  • Atualize tudo: Caso você possua links externos em seu site, verifique se estão todos funcionando corretamente. Possui algum tipo de Blog? Veja quais são os assuntos mais relevantes e melhore os que estão em alta.
  • Facilite a leitura: Lembre-se de colocar legendas completas e bem descritas em suas postagens. Quanto mais fácil de compreender, melhor! Caso queira economizar tempo, temos o módulo de inteligência artificial, que cria legendas claras e efetivas.
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