Como (não) perder seus melhores funcionários

Blog_Padrão-(2)

O título desse artigo pode parecer um pouco amedrontador, até mesmo preocupante, mas a realidade por trás é essa: se você, sendo um dono de Imobiliária, ou chefe de qualquer empresa/ negócio, sente que age de acordo com as situações que serão apresentadas no texto, as chances de seus melhores funcionários irem embora é alta.

O maior problema

Imagine a seguinte situação: um certo colaborador da sua empresa deu o melhor dele até agora. Metas cumpridas, trabalho impecável, e, além de tudo isso, entrega tudo no prazo determinado. Realmente, um funcionário excepcional. É esse exato tipo de pessoa-chave para o negócio que tende a sair das empresas. Por que dizemos isso? Entenda a seguir.

Como um funcionário excelente, você, enquanto chefe, não vai querer que ele saia de lá nunca. Aquele cargo está excelente sendo ocupado por ele. E aí está o cerne do problema: a falta de oportunidades! Já parou para pensar que ele, possivelmente, deseja uma promoção, uma oportunidade de conhecer coisas novas, áreas novas?

O colaborador que tem o potencial de realizar um trabalho competente dificilmente vai querer permanecer estagnado no mesmo lugar por anos e anos.

A mudança de pensamento é necessária

Entenda: todos, todos da empresa, inclusive você, estão em uma curva de aprendizado. Enquanto em uma posição de liderança, você está muito mais suscetível ao aprendizado, já que esse cargo requer uma constante relação com seus colaboradores, que são pessoas diferentes, com jeitos diferentes e conhecimentos próprios diferentes. Ou seja, o simples fato de interagir com eles j´a pode ser enriquecedor. Além da necessidade de administrar o negócio, e, para isso, é necessário estar sempre se atualizando de regras, regulamentos, formas de liderar, etc.

Mas, em compensação, o seu funcionário faz o que ele é pago para fazer. E, na maioria das vezes, o trabalho se tornará massivo e estático, sem oportunidades para que a curva de aprendizado continue crescendo. Isso mata a vontade do colaborador de continuar dando o seu melhor, de produzir no mesmo nível que vinha produzindo.

Uma possível solução

Valorize seus colaboradores!

Dê a eles as oportunidades merecidas. Não deixe-os em seus cargos por mera conveniência, ou só porque está com medo de treinar outro para colocar no lugar dele. Ele também merece ter sua curva de aprendizado em constante crescente!

Preste atenção: não estamos falando para você conceder promoções “a torto e a direito”, mas sim proporcionalmente aos esforços de seus funcionários. Caso algum deles venha com esse pedido, e você, através de análises precisas – como os citados no início do artigo: entregar no prazo, metas cumpridas e etc – decida que ele merece, dê sem medo.

Tags:
Blog Comments

O Imobibrasil,hoje pra mim e o melhor Portal Imobiliários é bem prático e objetivo comersando pelo sistema de integração, ajuda muito!!

Carlos Farias Imóveis
(61) 98425.6372

Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram