Como ter uma rotina de trabalho saudável?

  • Home
  • Dicas
  • Como ter uma rotina de trabalho saudável?
ROTINA_SAUDAEVL

Olá, corretor de imóveis! Hoje nós vamos falar sobre um tema extremamente importante para a vida não somente de corretores, mas de todos: Rotina de Trabalho. Fique conosco nesse artigo e entenda as principais ideias sobre esse estilo de vida que é essencial para qualquer trabalhador.

Antes de tudo: tenha uma rotina!

De acordo com o blog da Afinz, esses são os benefícios de ter um dia-a-dia costumeiro:

A rotina ajuda a criar hábitos mais saudáveis, diminui o estresse e aumenta a produtividade. Tudo isso é essencial no trabalho, por isso se fala tanto em criar uma rotina nesse sentido.

Como manter o bem-estar na sua rotina de trabalho, Alianz

Nosso cérebro tem afinidade com coisas que se repetem. Um exemplo disso é o próprio sono (que também faz parte de uma rotina saudável): quando você se adapta a um determinado horário para dormir, quando esse horário vai chegando, você já vai sentindo sonolência, os olhos vão pesando… porque seu corpo já entendeu que o horário de “desligar” está chegando.

Do mesmo modo, ao ter o dia planejado, o corpo se adapta às tarefas necessárias. Não estamos falando para você repetir exatamente tudo todo dia, mas separe horários para determinadas obrigações. Por exemplo: das 9h até as 11h, vou focar só em responder clientes. Depois, das 11h às 13h farei meu almoço. Após isso, das 14h até as 17h farei visitas com clientes. E assim por diante.

Mantenha uma rotina, não somente no trabalho, mas em seus afazeres domésticos, e em tudo que você faça!

Interaja com seus companheiros de trabalho

Não há nada pior do que um ambiente de trabalho “morto”: pessoas focadas apenas em seus respectivos computadores, sem interagirem com os outros que estão, literalmente, do lado delas. Olhe para a pessoa do seu lado, dê bom dia, converse. Interaja!

Não é só porque nosso trabalho é majoritariamente feito na internet que não podemos conversar com outras pessoas ao nosso redor, muito pelo contrário. Justamente por necessitarmos de atenção, foco e silêncio na maior parte das atividades, um momento de interação humana é essencial na rotina.

Faça pausas!

A cultura atual de trabalho muitas vezes pode ser extremamente tóxica. Vários coaches que vão em PodCasts trazem à tona o assunto sono, por exemplo. Eles dizem: “Eu trabalho 12h, 14h por dia, durmo 3h e sou perfeitamente saudável”. Isso é a mais pura enganação!

O ser humano necessita de, pelo menos, 8h diárias de sono. Isso não está em negociação, qualquer quantidade abaixo disso prejudica a qualidade de vida, bem como aumenta consideravelmente a possibilidade de desenvolver doenças futuras.

Falando agora de pausas no trabalho, entenda uma coisa: você não é uma máquina. É impossível trabalhar 8h seguidas, sem uma pausa, ainda mais em um trabalho onde ficamos muitas vezes o tempo inteiro sentados, na mesma posição. Por isso, recomendamos que você levante, pelo menos de meia em meia hora, alongue-se, dê uma volta pelo escritório. Movimente-se, fique 5 minutos de pé. Não vai fazer mal nenhum, muito pelo contrário, você verá como esse simples ato pode melhorar sua qualidade de trabalho.

Tags:
Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram