Curso de corretagem: tudo o que você precisa saber!

  • Home
  • Mercado
  • Curso de corretagem: tudo o que você precisa saber!
curso

Em 1962, o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI) e os Conselhos Regionais (CRECI’s) foram estabelecidos. Entretanto, devido à ausência de um curso técnico de profissionalização, a criação desses conselhos foi considerada inconstitucional. Foi somente em 1978, por meio da Lei 6.530, que o Congresso Nacional decretou e regulamentou o Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), acompanhado pela elaboração do Código de Ética do Corretor de Imóveis.

Apenas em 2000 foram criados os cursos superiores de graduação tecnológica em Ciências Imobiliárias e Gestão Imobiliária. Essa criação possibilitou que qualquer profissional ingressando em um curso superior tivesse a oportunidade de, posteriormente, cursar um mestrado, doutorado e pós-doutorado na área.

Atualmente, existem três tipos de cursos para formação de corretores de imóveis, acessíveis a maiores de 18 anos com ensino médio concluído:

  1. Técnico em Transações Imobiliárias – Duração de 1 ano.
  2. Superior Tecnológico em Gestão Imobiliária – Duração de 2 anos.
  3. Bacharelado em Ciências Imobiliárias – Duração de 4 anos.

Esses cursos podem ser realizados de três formas distintas, de acordo com a escolha do aluno e da instituição:

  • EAD (ensino à distância)
  • Semi presencial (EAD + Presencial)
  • Presencial

Geralmente, os cursos com menor duração adotam o formato EAD, enquanto os de maior duração, como o Bacharelado em Ciências Imobiliárias, são realizados predominantemente de forma presencial ou semi presencial.

A realização de um dos três tipos de cursos é fundamental para quem deseja atuar como corretor de imóveis. Além de ser requisito para inscrição no CRECI, capacita o profissional para o mercado imobiliário, abrangendo disciplinas como Tecnologias para a Área Imobiliária, Plano de Negócios, Mercado Imobiliário, Matemática Aplicada, Gerenciamento e Técnicas de Vendas, entre outras.

Há várias instituições que oferecem esses cursos, como o Instituto Universal Brasileiro, o Ibrep, o Quero Bolsa, a UNIP (Universidade Paulista) e a Universidade Drumont. Os custos podem variar significativamente, principalmente de acordo com o formato de estudo escolhido. Por isso, é aconselhável considerar as opções disponíveis na sua região, alinhando às suas necessidades e possibilidades financeiras.

Se optar por um curso EAD, lembre-se de que dedicação e organização são fundamentais para concluir o curso de maneira satisfatória, já que dependem exclusivamente do seu empenho e disciplina nos estudos.

Tags:
Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram