Definindo metas e KPI’s do seu negócio

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Olá, corretor! Estamos começando agora o terceiro artigo da série de 8 artigos com dicas cruciais sobre o SEO do seu site. Este artigo será focado na definição de metas e KPIs para o seu negócio! Definir metas claras e escolher os indicadores certos para acompanhá-las é como traçar um mapa para o sucesso empresarial. Vamos entender como estabelecer metas inteligentes e selecionar os KPIs mais relevante, que ofereçam uma visão clara do seu desempenho e também guie suas próximas ações para alcançar o sucesso desejado.

Com essa introdução, espero ter destacado a importância de acompanhar esta série de artigos. Vamos mergulhar no tema e aprender como definir metas e KPIs que levarão o seu negócio ao próximo nível!

Obs.: Para executar algumas das ações a seguir, seu site precisa estar configurado no Google Search Console. Caso tenha dúvidas de como configurar em seu site, entre em contato conosco

Metas e KPI’s

Primeiro, vamos deixar claro o que são e qual a função de cada um desses elementos:

  • Metas: São os objetivos finais que você quer atingir. Por exemplo: Atingir 100 leads de forma orgânica.
  • KPI’s (Indicadores-chave de Desempenho): São os números que você acompanha para ver se está progredindo em direção às suas metas, como impressões orgânicas (quantas vezes seu site aparece nas buscas), tráfego orgânico (quantas pessoas visitam seu site através das buscas) e ranqueamento na SERP (em que posição seu site aparece nos resultados de busca).

Alguns indicadores para ficar de olho:

  1. Tráfego orgânico;
  2. Classificações de palavras-chave;
  3. Backlinks;
  4. CTR média (taxa de cliques);
  5. Problemas de cobertura.

Já falamos de tráfego orgânico, classificação de palavras-chave e backlinks nos artigos anteriores, agora falaremos sobre os dois indicadores restantes: CTR média e problemas de cobertura.

CTR Média

A Taxa de Cliques (CTR) representa a porcentagem de pessoas que clicam no seu site após visualizá-lo nos resultados de pesquisa do Google. Uma CTR mais alta significa mais cliques, o que se traduz em mais tráfego para o seu site.

No entanto, a importância da CTR vai além do aumento do tráfego. O Google também utiliza a CTR como um dos fatores para determinar a classificação de uma página nos resultados de pesquisa. Uma página que recebe um número maior de cliques sugere que ela é relevante para a busca do usuário, e, como resultado, é mais provável que seja posicionada mais alta nos resultados de pesquisa.

A maneira mais fácil de obter os números da sua CTR é usando o Google Search Console.

Google Search Console

No canto esquerdo da tela, procure a seção “desempenho” e clique.

Na tela será exibido um painel com os gráficos e sua CTR média.

Clicando em “Data”, você poderá escolher o período que deseja acompanhar e clicar em aplicar. Assim, você verá os gráficos porcentagens de todo o período escolhido.

Após isso, basta baixar no formato desejado clicando no botão “Exportar”, localizado no canto superior direito da tela.

O Google Search Console é uma ferramenta poderosa para otimizar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Explore todas as suas funcionalidades e relatórios para obter insights valiosos e melhorar o seu SEO!

Problemas de cobertura


Um problema de cobertura ocorre quando o mecanismo de pesquisa tenta visitar uma página do seu site, mas não consegue acessá-la corretamente. Por exemplo, isso pode acontecer devido a erros de servidor 5xx, erros 4xx, páginas duplicadas, páginas que não foram indexadas, etc.

É importante verificar regularmente esses problemas, pois páginas com erros não serão indexadas pelo Google. A indexação é o processo pelo qual o Google armazena e reconhece as páginas do seu site para exibi-las nos resultados de pesquisa. Se suas páginas não estiverem indexadas, elas não aparecerão nos resultados da pesquisa, o que pode afetar negativamente sua classificação.

Você pode identificar e resolver esses problemas de cobertura usando o Google Search Console também!

No canto superior esquerdo, clique em “Páginas”, que fica localizado na aba “Indexação”

Dessa forma, será apresentado um gráfico com os dados de páginas indexadas, não indexadas e as impressões (número de vezes que uma página do seu site foi exibida nos resultados de pesquisa do Google para uma determinada consulta de pesquisa)

Rolando para baixo, será exibido um painel, com um resumo dos erros, advertências e páginas válidas. Nesse painel, você também terá os motivos de cada indexação, podendo corrigir os erros apresentados.

Conclusão

O Google Search Console é uma ferramenta indispensável para qualquer proprietário de site que deseja ter sucesso nos resultados de pesquisa do Google. Ao aproveitar as informações e recursos fornecidos pelo Search Console, você pode otimizar seu site para melhorar sua visibilidade, atrair mais tráfego orgânico e alcançar seus objetivos de negócios online.

Esperamos que tenha gostado desse artigo e que ele tenha te ajudado de alguma forma. Lembrando que no mundo imobiliário, é necessário se manter atualizado e a frente dos concorrentes. Adapte-se às mudanças e ajuste suas estratégias digitais.

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