Preços de imóveis despencam na Argentina!

argentina

Acompanhando as últimas notícias do país, dá a impressão de que existem duas Argentinas: uma para os turistas e outra para os habitantes locais. Os turistas desfrutam da gastronomia e das compras a preços reduzidos, enquanto os argentinos vivenciam uma realidade mais dramática, semelhante a um tango. Muitos cidadãos têm dificuldades para equilibrar as contas no final do mês devido à crise econômica.

Uma das coisas que chama a atenção em Buenos Aires é a quantidade de imóveis à venda em bairros nobres. A crise tornou essa área uma terra de oportunidades para investidores. E isso já está acontecendo. Um número crescente de estrangeiros está aproveitando os preços mais baixos das propriedades. De acordo com uma pesquisa da rede de imobiliárias Remax, que tem franquias em vários países, atualmente, duas em cada dez consultas sobre a compra de imóveis em Buenos Aires vêm de pessoas fora da Argentina. Os russos são os mais ativos nesse cenário, em grande parte devido à guerra com a Ucrânia, que levou muitos compatriotas de Putin a procurar outros países para morar.

Para estrangeiros com reservas financeiras, faz sentido adquirir um imóvel na capital argentina. Os preços estão muito vantajosos e é improvável que caiam ainda mais. De acordo com a pesquisa da Remax, o mercado viu uma queda de 50% no valor do metro quadrado desde 2018. Portanto, a probabilidade maior é de valorização em um futuro próximo, após a eleição presidencial. Com o equivalente a 600.000 reais, é possível comprar um apartamento em Las Cañitas, um dos bairros mais valorizados da região. Por metade desse valor, é possível se tornar proprietário de um apartamento em Palermo.

A economia argentina tem sido dolarizada por um bom tempo e é ainda mais flexível hoje. Quem viaja para lá tem a opção de pagar na moeda local, em pesos argentinos, em dólares e até mesmo em reais. Além disso, existe o mercado paralelo do dólar no país. Se for aceito em transações imobiliárias, os valores dos imóveis ficam ainda mais acessíveis, pois a conversão fortalece ainda mais o dólar norte-americano.

Devido à desvalorização da moeda local e à atração constante de turistas, com uma ampla gama de atrações para visitar e explorar em todo o território, o mercado imobiliário local é muito promissor para aluguéis de curto prazo, semelhantes ao Airbnb. Portanto, investir em um imóvel para geração de renda pode ser uma excelente opção. Comprar um imóvel para moradia também é uma boa ideia, especialmente porque a pandemia mostrou ao mundo que o trabalho remoto é uma possibilidade para muitos profissionais.

Infelizmente, quem não se beneficia com tudo isso são os argentinos. Sem acesso ao crédito imobiliário, eles muitas vezes precisam alugar um imóvel, o que se tornou praticamente impossível para aqueles que desejam pagar em pesos argentinos, já que os proprietários preferem oferecer seus imóveis para aluguéis em dólares e a curto prazo para aproveitar as variações das taxas de aluguel e maximizar seus lucros. Azar para os argentinos, sorte para os estrangeiros com capacidade de investir no mercado imobiliário local.

Tags:
Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram