Como escolher uma sala comercial para alugar?

  • Dicas
  • 16 de janeiro de 2017
  • Home
  • Dicas
  • Como escolher uma sala comercial para alugar?
01

01

Independente do ramo, qualquer profissional que não trabalhe apenas com home office busca uma sala comercial para alugar, ou até mesmo um ponto inteiro para sua empresa. O corretor de imóveis não foge disso, já que precisa de um local para atender seus clientes e negociar os empreendimentos de sua carteira. Existe uma infinidade de opções para que o profissional escolha o local ideal para trabalhar.

Alguns itens devem ser analisados antes de decidir por uma sala comercial ou um empreendimento. Pense: o valor está dentro do que pretende pagar, cabe no orçamento da empresa? A localização é ideal para o seu tipo de negócio? Especialmente para quem vai iniciar um negócio, o momento de escolher o escritório requer cautela e o uso da razão. A seguir, confira algumas dicas para escolher a uma sala comercial para alugar sem ter arrependimentos depois.

Analise o preço do aluguel comercial

Geralmente, o aluguel comercial é um pouco mais caro do que o residencial. Um dos motivos para isso é porque alguns serviços podem ser incluídos junto ao cômodo. Mesmo que pareça uma boa ideia, a legislação brasileira não permite que um imóvel habitacional seja alugado e transformado em um comércio ou um local que presta serviços, sem que o registro do imóvel seja modificado.

Existem alguns macetes para saber se o preço condiz com o valor médio da região e de outro local com as mesmas dimensões e características. Ao determinar o bairro que deseja inserir o seu negócio, avalie o preço médio da região antes de buscar a sala comercial ideal e compare com o local desejado.

Quais as suas necessidades reais?

Antes mesmo de pensar no local onde procurar um imóvel comercial, é preciso descobrir quais são as suas principais necessidades em um empreendimento como esse: quantidade de colaboradores, se for o caso, possíveis visitas de clientes, localização, infraestrutura ideal e até mesmo quantidade de móveis e equipamentos.

Vale a pena avaliar também a infraestrutura oferecida pelo prédio, caso a sala esteja em uma construção como essa. Para salas pequenas, pode compensar um aluguel ou condomínio mais caro, que conte com serviços de recepção, portaria e salas de reunião para uso coletivo. Já se escritório for maior, com poucos funcionários, é possível montar a recepção e sala no mesmo ambiente.

Localização da sala comercial

Além do preço da região, a localização da sala comercial é um dos fatores mais importantes. Principalmente se trabalhar com imóveis de um bairro específico, montar um escritório neste local pode ser uma ideia positiva. Verifique o entorno do empreendimento, se é bem iluminado, se é seguro, se apresenta alternativas de transporte, estacionamento e alguns detalhes que podem fazer a diferença para você, seus colaboradores e seus clientes.

Contrato

Ao ter em mãos o contrato da locação, leia todas as cláusulas e tire as dúvidas no ato da negociação, mesmo que você tenha conhecimento sobre o nicho. Algumas informações como valor do aluguel, data de vencimento do pagamento, forma de acerto e índice de correção para o aumento do valor, caso necessário, devem constar nas cláusulas. Fora isso, identifique a existência de qualquer tópico que traga a possibilidade de alterações estruturais no imóvel, assim como multas e tempo de duração do contrato.

Documentação

Ao montar a sala comercial, observe toda a documentação relacionada ao imóvel que deseja alugar. É possível encontrar informações sobre o empreendimento na Prefeitura da cidade, assim como no Cartório de Imóveis local. Confira a existência de qualquer pendência jurídica, requisições da prefeitura, IPTU e outros detalhes que devem ser conferidos antes de fechar o contrato.

Assim como o próprio empreendimento, o proprietário da construção também deve deixar claro seu histórico, assim como não apresentar nenhum tipo de ação judicial, por exemplo, a fim de evitar requisições ou penhora do bem que possam afetar a permanência do profissional no imóvel.

Observando os aspectos necessários, encontrar uma sala comercial para alugar não é uma tarefa tão difícil assim. Mesmo que você trabalhe com o mercado de imóveis, tome cuidado e conhecimento do que estará assinando. Surgiu dúvidas? Deixe um comentário em nosso post.

Tags:
Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram