Independente do ramo, qualquer profissional que não trabalhe apenas com home office busca uma sala comercial para alugar, ou até mesmo um ponto inteiro para sua empresa. O corretor de imóveis não foge disso, já que precisa de um local para atender seus clientes e negociar os empreendimentos de sua carteira. Existe uma infinidade de opções para que o profissional escolha o local ideal para trabalhar.
Alguns itens devem ser analisados antes de decidir por uma sala comercial ou um empreendimento. Pense: o valor está dentro do que pretende pagar, cabe no orçamento da empresa? A localização é ideal para o seu tipo de negócio? Especialmente para quem vai iniciar um negócio, o momento de escolher o escritório requer cautela e o uso da razão. A seguir, confira algumas dicas para escolher a uma sala comercial para alugar sem ter arrependimentos depois.
Analise o preço do aluguel comercial
Geralmente, o aluguel comercial é um pouco mais caro do que o residencial. Um dos motivos para isso é porque alguns serviços podem ser incluídos junto ao cômodo. Mesmo que pareça uma boa ideia, a legislação brasileira não permite que um imóvel habitacional seja alugado e transformado em um comércio ou um local que presta serviços, sem que o registro do imóvel seja modificado.
Existem alguns macetes para saber se o preço condiz com o valor médio da região e de outro local com as mesmas dimensões e características. Ao determinar o bairro que deseja inserir o seu negócio, avalie o preço médio da região antes de buscar a sala comercial ideal e compare com o local desejado.
Quais as suas necessidades reais?
Antes mesmo de pensar no local onde procurar um imóvel comercial, é preciso descobrir quais são as suas principais necessidades em um empreendimento como esse: quantidade de colaboradores, se for o caso, possíveis visitas de clientes, localização, infraestrutura ideal e até mesmo quantidade de móveis e equipamentos.
Vale a pena avaliar também a infraestrutura oferecida pelo prédio, caso a sala esteja em uma construção como essa. Para salas pequenas, pode compensar um aluguel ou condomínio mais caro, que conte com serviços de recepção, portaria e salas de reunião para uso coletivo. Já se escritório for maior, com poucos funcionários, é possível montar a recepção e sala no mesmo ambiente.
Localização da sala comercial
Além do preço da região, a localização da sala comercial é um dos fatores mais importantes. Principalmente se trabalhar com imóveis de um bairro específico, montar um escritório neste local pode ser uma ideia positiva. Verifique o entorno do empreendimento, se é bem iluminado, se é seguro, se apresenta alternativas de transporte, estacionamento e alguns detalhes que podem fazer a diferença para você, seus colaboradores e seus clientes.
Contrato
Ao ter em mãos o contrato da locação, leia todas as cláusulas e tire as dúvidas no ato da negociação, mesmo que você tenha conhecimento sobre o nicho. Algumas informações como valor do aluguel, data de vencimento do pagamento, forma de acerto e índice de correção para o aumento do valor, caso necessário, devem constar nas cláusulas. Fora isso, identifique a existência de qualquer tópico que traga a possibilidade de alterações estruturais no imóvel, assim como multas e tempo de duração do contrato.
Documentação
Ao montar a sala comercial, observe toda a documentação relacionada ao imóvel que deseja alugar. É possível encontrar informações sobre o empreendimento na Prefeitura da cidade, assim como no Cartório de Imóveis local. Confira a existência de qualquer pendência jurídica, requisições da prefeitura, IPTU e outros detalhes que devem ser conferidos antes de fechar o contrato.
Assim como o próprio empreendimento, o proprietário da construção também deve deixar claro seu histórico, assim como não apresentar nenhum tipo de ação judicial, por exemplo, a fim de evitar requisições ou penhora do bem que possam afetar a permanência do profissional no imóvel.
Observando os aspectos necessários, encontrar uma sala comercial para alugar não é uma tarefa tão difícil assim. Mesmo que você trabalhe com o mercado de imóveis, tome cuidado e conhecimento do que estará assinando. Surgiu dúvidas? Deixe um comentário em nosso post.
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