Indicadores de Desempenho são essenciais para entender como as campanhas da empresa estão performando, se os investimentos estão sendo efetivos ou não. Neste artigo, você conhecerá 4 parâmetros que podem ajudar muito sua empresa a se conhecer mais, e aplicar os investimentos nos setores corretos. Vamos com a gente conhecê-los?
1 – NPS
O Net Promoter Score, ou simplesmente NPS, é um forte indicador de feedback. Além de ser extremamente rápido e simples, deixa evidente quais processos da empresa estão sendo satisfatórios e quais não estão.
Um exemplo que você com certeza j´a viu na internet: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você nos recomendaria para um amigo?”. Isso mostra o quão satisfeitos seus clientes estão, o quão fiéis são e o possível crescimento da empresa.
2 – Taxa de Churn
Essa taxa é calculada da seguinte forma:
Ou seja, ela mostra um percentual de clientes que cancelaram o serviço em relação ao número de clientes no início do mês. É um indicador extremamente útil para um crescimento saudável, e saber trabalhar com essa métrica é essencial.
A análise de dados também é fundamental para entender esse tipo de indicador, pois dessa maneira você entende perfis que possivelmente se “tornarão Churn”, consegue desenvolver estratégias para abaixar a porcentagem dessa taxa e, principalmente, entender o porquê os clientes estão cancelando.
3 – Custo de Aquisição de Clientes
Esse indicador é calculado somando-se os investimentos feitos em Marketing e em Vendas em um espaço de tempo e dividindo pela quantidade de clientes convertidos nesse período.
Com os resultados desse indicador, o gestor consegue direcionar investimentos certeiros e otimizar ainda mais os processos para converter clientes. É um retorno bem forte para entender se as campanhas de Marketing, por exemplo, estão funcionando da maneira que deveriam.
4 – Taxa de Conversão
O cálculo desse tipo de indicador é feito da seguinte maneira:
Citando um exemplo prático: após a criação de uma Landing Page para divulgar algum serviço, você pode calcular a razão entre as pessoas que visitaram a página e as que chegaram a preencher o formulário de contato. Pronto, você tem uma Taxa de Conversão feita e dados para estudar após o fechamento da campanha.
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