3 Dicas de Gestão do Tempo: para Corretores e Imobiliárias

  • Home
  • Corretor
  • 3 Dicas de Gestão do Tempo: para Corretores e Imobiliárias
3340828

Você já deve ter ouvido por aí muitos “especialistas” pregarem afirmações como — Você pode se sentir menos ocupado, menos distraído e aproveitar mais o momento presente, ou então, trabalhar, estudar, cuidar dos filhos e ter tempo para fazer tudo que você desejar. Contudo, sempre depois de tal asserção vem o temido e incompreendido “mas você vai ter que…”.

Sabemos que não da para mudar sua vida do dia para noite após ler um artigo em um blog, ainda mais com a rotina cheia de um corretor de imóveis, e sabemos que alterações drásticas no seu estilo de vida não são a resposta. Por isto compilamos esse artigo com 3 dicas que vão te ajudar à não cair nas armadilhas do desperdício de tempo e gerenciar o seu tempo “no seu tempo”.

Você conhece o livro “Faça Tempo” ?

“Faça Tempo de Jake Knapp e John Zeratsky” é um livro sobre desacelerar a corrida louca para fazer tudo e não conseguir fazer nada. No entanto, não é um livro sobre produtividade, mas uma estrutura simples de quatro partes (destaque → laser → energizar → refletir) que aborda mais de 80 táticas diferentes que prometem ajudá-lo a criar mais tempo no seu dia para as coisas que realmente importam.

A maior parte do nosso tempo é gasta por padrão, sem se dar conta usamos o valioso tempo que temos para atividades que podemos se arrepender depois. Os autores dividem as causas desse fenômeno em duas peças principais, nas chamadas piscinas infinitas, que segundo os autores são:

“Aplicativos e outras fontes de conteúdo que se reabastecem sem parar”, também conhecido como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Portais de Notícias, Netflix, HBO, etc.
Complementando — uma regra prática simples é que, se você pode atualizar facilmente e/ou receber conteúdo instantaneamente, é uma piscina infinita. “Esse entretenimento sempre disponível, sempre novo é sua recompensa pelo esgotamento da ocupação constante”.

A segunda peça é o que os autores chamam de bonde da ocupação, também conhecido como “cultura de ocupação constante — são as caixas de entrada de e-mail transbordando, calendários recheados e inúmeras listas de tarefas”. “De acordo com a mentalidade do bonde da ocupação, se você deseja atender às demandas do local de trabalho moderno e funcionar na sociedade moderna, deve preencher cada minuto com produtividade. Afinal, todo mundo está ocupado. Se você desacelerar, ficará para trás e nunca irá alcançar os demais.”

Depois deste breve resumo sobre a obra vamos à lista de dicas para gerenciar melhor seu tempo, e o principal, não cair nas armadilhas das “piscinas infinitas” e do “bonde da ocupação”.

Por si só, a sensação de produtividade apenas leva a mais ocupação

Conceito de multitarefa mão ilustrações desenhadas Vetor grátis
Estar ocupado o tempo todo não significa produtividade.

Você tem um trabalho a fazer, vamos chamá-lo de TarefaX. Se a quantidade de trabalho da TarefaX ficar cheia o tempo todo, a solução parecerá simples: faça a TarefaX mais rápido para ter mais tempo livre!

Infelizmente, a TarefaX é variável, e não constante, então as coisas não são tão simples. No mundo de hoje sempre pedir mais é a regra, e há uma série interminável de tarefas que poderíamos estar realizando. Você esvazia sua caixa de entrada e outro e-mail aparece. Você termina uma solicitação seu cliente manda outra.

Consequentemente, você pode percorrer sua lista de tarefas o mais rápido possível, esperando ticar a última tarefa como concluída, só para perceber que outro item irá aparecer mais rápido do que imagina.

Priorizar as tarefas também não é a solução, pois, ao priorizá-las, você se desvaloriza. Ao se subordinar às prioridades de outras pessoas, você perde tempo e energia para suas próprias paixões e projetos. Você acaba adiando para “outro dia”, o que nunca acontece. Exausto de correr na roda da produtividade (como um hamster), você deixa de fazer progressos em relação aos verdadeiros objetivos, e estará especialmente propenso a cair nas piscinas infinitas de distração.

Apenas força de vontade não funciona

O conceito de gerenciamento de tempo da empresa Vetor Premium
A força de vontade é um bem escasso, use-o com sabedora

Se você não quer ficar preso em uma piscina de distração infinita, como o Facebook ou o Instagram, não poderia simplesmente evitar entrar nela em primeiro lugar?

Usar sua força de vontade e apenas dizer não?

Infelizmente, a ideia de “dizer não” para elementos que estão o dia todo ao nosso alcance é uma ilusão. As piscinas infinitas de conteúdo foram projetadas para superar sua resistência e sugá-lo para o seu conteúdo “infinito”.

Homem negócios, empurrar, grande, pedra, subida Vetor Premium
Saia da rotina de buscar por conteúdo infinito

As empresas que criam os aplicativos mais populares do momento (Facebook, Alphabet, ByteDance) têm interesse em fazê-lo. Quanto mais você usa os seus aplicativos, mais dinheiro eles ganham mostrando publicidade e ganhando influência.

Por isto a combinação de aplicativos projetados por empresas gigantes e nossas mentes “pré-históricas” é muito poderosa para resistirmos apenas pela força de vontade. Precisamos de estratégias e táticas, que passaremos a vencer!

Para superar as distrações, você precisa alterar o seu padrão.

Garra robótica isométrica, pegando empresário Vetor Premium
Mude seu padrão

Se a força de vontade não funciona, fracassando frente ao poder das piscinas infinitas. E, mesmo quando tentamos ser produtivos acabamos entrando para o bonde da ocupação que foca nas tarefas erradas, como vamos vencer e ter controle sobre nosso tempo?

Bom, podemos resumir tudo em uma palavra: reatividade. Às duas peças aqui expostas derivam de manifestações do subconsciente que se tornaram respostas padrões.

Banner de gerenciamento de tempo de conceito com caráter para a página da web. ilustração em vetor isométrica plana isolada. empresário trabalhando perto de laptop. planejamento. enigma. organização do processo. trabalho em equipe. tempo. Vetor Premium
Fuja das respsotas padrões

Um colega envia um e-mail com uma pergunta e você se sente obrigado a responder a ela imediatamente. Seu telefone vibra com uma notificação e você se sente obrigado a olhar para a tela. Você tem trabalho a fazer, mas fica tentado a olhar mais um story no Instagram (e quando se da conta viu mais de 30). Sua caixa de e-mail não tem nenhuma mensagem importante, mas você continua acessando ela a cada 5 minutos, atrapalhando sua tarefa atual.

Você faz tudo isso sem sequer pensar, e esse é exatamente o problema.

Desenhos animados empresário humano escritório gerente homem vs robô inteligência artificial puxando a competição de corda. batalha do futuro próximo. Vetor Premium

Mergulhar nossas vidas em piscinas infinitas, tornaram-se com o tempo reações comportamentais automáticas às demandas profissionais e às tecnologias digitais. Se fizermos uma analogia em nossas mentes como computadores e nossos comportamentos como aplicativos, poderíamos dizer que comportamentos reativos são as configurações padrões de fabrica. A meta é alterar esses padrões de fábrica para que sejamos proativos em relação ao nosso ambiente.

Tenha foco no presente escolhendo uma atividade ou projeto que será o destaque do seu dia.

Empresários aperto de mão acordo conceito mistura corrida homens de negócios líder da equipe mão internacional parceria comunicação cartoon personagem isolado apartamento comprimento total horizontal Vetor Premium
Priorize o que realmente importa

Como vimos, apenas ser mais produtivo não resolve o problema de estar ocupado. Agora que sabemos que sua lista de tarefas é interminável e até pode piorar o problema ao alimentar o foco em tarefas menos importantes.

Importante, este artigo não visa desencorajar o uso de listas de tarefas, agendas e objetivos. As metas de longo prazo ajudam a orientar sua jornada na vida. As listas de tarefas, os horários e as metas de curto prazo ajudam a acompanhar o seu progresso e a fazer as coisas do dia-a-dia. Eles são importantes, mas isoladamente não são suficientes para ajudar você a recuperar seu tempo.

Porém, existe um ponto ótimo entre seus objetivos de curto e de longo prazo: um objetivo em que você possa se concentrar hoje, mas que também possa servir como seu GPS ao navegar por ele.

Pulso de disparo horizontal do enigma da bandeira, plano dos desenhos animados. Vetor Premium

Se faça as seguintes perguntas para escolher seu destaque do dia:

  • Ao invéz de esperar até o final do dia para ver qual é a resposta, forneça uma resposta com antecedência, ajustando-a levemente: Qual será o destaque do meu dia?
  • Qual é a minha atividade ou projeto mais urgente e absolutamente necessário que preciso fazer hoje?
  • Escolha algo que leva cerca de 60 a 90 minutos. Atividades mais curtas não oferecem tempo suficiente para você entrar em foco. Para as mais longas, é improvável que você consiga manter seu foco.
  • O que me fará sentir mais satisfeito no final do dia?
  • O que me trará mais alegria?
  • Como posso fazer este destaque hoje?

Recapitulando

Jovem engenheiro fazendo robô e ganhar prêmio Vetor Premium
A tecnologia é sua aliada

Com tantas estratégias e dicas para escolher, você pode acabar se sentindo sobrecarregado. Recomendamos que você comece devagar e vá aplicando novas técnicas com o tempo.

Para fazer dar certo, basta reservar alguns minutos todos os dias para anotar qual foi o seu destaque, se você teve tempo, o que funcionou e o que não funcionou , que mudanças você pode fazer e qual técnca você vai usar amanhã.

Por fim, se ainda não haviamos recomendado a leitura do livro Faça Tempo, chegou a hora. Adicione o quanto antes esse best-seller em sua lista de leitura, se puder escolher, recomendamos a versão impressa por permitir anotações e consultas rápidas.

Este artigo contém resumos e trechos retirados do livro “Faça Tempo” e do blog “make time”. Todos os direitos reservados aos autores da obra.

Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram