Olá, corretor de imóveis! Hoje nós vamos falar sobre um tema extremamente importante para a vida não somente de corretores, mas de todos: Inflação. Fique conosco nesse artigo e entenda as principais ideias sobre esse mecanismo do Mercado.
Temos certeza que você já ouviu alguém reclamar da alta da inflação, como os preços dos produtos estão se tornando inviáveis, com tudo muito caro… mas você sabe o que exatamente significa essa “alta da inflação”, e como ela influencia nos preços dos mercados?
O que é Inflação?
A inflação é, basicamente, o aumento nos preços de bens e serviços que são importantes no dia a dia. Exemplo disso são: moradia, transporte, alimentação, etc.
O contrário da inflação seria a deflação, que significa a redução nos preços de bens e serviços. Em um olhar superficial, a deflação é muito mais vantajosa do que a inflação, porém, não se engane: uma deflação acelerada pode indicar a queda da economia de um país, com menos atividades financeiras rentáveis.
Como a Inflação influencia no Mercado Imobiliário?
Pensando em Financiamento Imobiliário (temos um artigo sobre esse tema, caso você queira ler: https://www.imobibrasil.com.br/blog/financiamento-imobiliario-um-guia-rapido/), a Inflação pode influenciar no valor das parcelas, por exemplo. Os indexadores do crédito concedido ao realizar o financiamento estão sujeitos a rápidas oscilações, podendo prejudicar o cliente devedor.
Alguns motivos para a alta da Inflação são: redução das taxas de juros, aumento de demanda, aumento dos custos de produção, emissão de mais papel moeda, etc.
Impactos da Selic
Siga essa linha de raciocínio: ao caírem os juros, caem também os valores de crédito. Ao caírem os valores de crédito, as pessoas fazem mais empréstimos, e, assim, elevam a circulação do dinheiro.
Mas o que a Selic tem a ver com tudo isso? Bem, a Selic define taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras no Brasil.
A Selic “determina” quais são os melhores momentos para se investir no Mercado Imobiliário, para financiar um imóvel, e todas as outras operações envolvendo esse Mercado. É uma taxa vital para aqueles que acompanham os valores e procuram a hora certa para agir.
Por fim
Caso você queira começar a investir no Mercado Imobiliário, mergulhe de cabeça no assunto “Taxas”. Atente-se a todo tipo de valores que possam vir a aparecer, para que você não seja pego de surpresa por uma queda da Selic, ou as parcelas de seu financiamento oscilem ao ponto de se tornar inviável continuar o pagamento. Esteja sempre alerta nas notícias e novidades imobiliárias, acompanhando posts, artigos e blogs, como o nosso, onde sempre postamos assuntos relevantes para o Mercado.
Deixe um comentário