Retrofit: como modernizar e transformar meu Imóvel?

  • Home
  • Podcast
  • Retrofit: como modernizar e transformar meu Imóvel?
RETROFIT_CAPA

O que é Retrofit?

Restaurar prédios antigos, entretanto, manter a originalidade da arquitetura do edifício. Essa é a proposta do Retrofit, um processo relativamente novo, surgindo no final da década de 90, mas que vem ganhando cada vez mais espaço no ramo imobiliário.

Vamos pensar, agora, na legislação. As leis possuem certa volatilidade, e, muitas vezes, certos prédios mais antigos necessitam de pequenas reformas, para se adequarem às normas regentes. Alguns exemplos de como o Retrofit age nesses casos:

  • Renovando instalações elétricas
  • Adequando sistemas hidráulicos
  • Repaginando estruturas e revestimentos – alvenaria, acabamento externo e interno, etc

Utilizando das técnicas desse processo, áreas urbanas consideradas “abandonadas” e até mesmo perigosas para alojamento tornam-se novamente habitáveis, com maior segurança e, principalmente, um toque de modernidade.

Kleber Sobrinho: exemplo de perseverança

Em Porto Alegre, surgiu a RECONS – REtrofit + CONStrução, empresa que, como o nome sugere, aplica as técnicas de Retrofit, além de construir, quando necessário.

Nesse contexto, surge Kleber Sobrinho, co-fundador da RECONS, Corretor e Reconstrutor de Imóveis. Ele se especializou no Centro Histórico, um bairro de Porto Alegre extremamente desafiador no quesito vendas. Kleber, indo contra a maioria dos Corretores e Reconstrutores, “se jogou” nesse bairro, e decidiu que iria fazer acontecer.

“Tu vê profissionais nichados em um segmento, mas tu não vê profissionais nichados em um bairro. Mas eu acreditei que isso, no médio-prazo, iria me trazer relevância.”

Kleber Sobrinho, na conversa com Hygor e Daniel no Nossa Sala Podcast

Adivinhe o proceder da história? Deu super certo! Kleber já reconstruiu diversos imóveis no Centro Histórico, incluindo casas, apartamentos, salas comerciais, etc. Mas uma das suas maiores empreitadas está relacionada com a reconstrução de um prédio inteiro. Isso mesmo, um prédio inteiro! Contaremos sobre isso logo abaixo, na seção da RECONS.

REtrofit + CONStrução: a RECONS

Reconstruindo Histórias. É essa a frase que está na logo da empresa. Já dá para imaginar a cultura e valores do Negócio, não é?

A RECONS se importa muito além do que somente reconstruir um determinado imóvel, a história por trás dos edifícios também é valorizada. Dando novos ares (e olhares) para esses lugares, ainda consideram reformas sustentáveis, como por exemplo o conceito de Capitalismo Consciente:

“Combinando o sucesso financeiro com uma responsabilidade social e ambiental”

Agora que você já tem um panorama geral sobre a empresa, vamos tirar sua curiosidade sobre a empreitada que citamos na seção anterior:

“Eu procurei vender esse prédio para investidores. Prédio ‘tapado’ de lixo, todo pichado, um horror. Os três investidores não quiseram o prédio, e isso foi mexendo comigo, […], cheguei pra minha esposa e disse: vamos comprar o prédio.”

Kleber Sobrinho, na conversa com Hygor e Daniel no Nossa Sala Podcast

Esse é o projeto atual da RECONS. Reconstruir um prédio no Centro Histórico, voltado para o Guaíba, lago turístico em Porto Alegre, reformando apartamentos e vendendo, ou simplesmente lançando propostas para investidores. Além disso, um diferencial enorme: Kleber tem a ideia de fazer um restaurante nos últimos andares do prédio. Pouco a pouco, planejamentos vão se consolidando, tomando forma, e sendo aplicados.

Você gostou do post? Achou que a ideia de Retrofit interessante, e ficou com um gostinho de “quero mais”? Conversamos com Kleber no Nossa Sala Podcast, onde ele falou bastante sobre sua trajetória enquanto Reconstrutor de Imóveis, suas empreitadas e progressos. O que você está esperando para ir lá conferir essa conversa incrível com o co-fundador da RECONS?

Tags:
Blog Comments

O  imóveis está diretamente ligado ao Ciclo Econômico e, assim como é importante conhecer a qualidade de construção a ser usado, a localização do imóvel, infraestrutura e o transporte de serviços da região e malha de público, também é essencial entender em que fase  econômica  país está.Para que trabalha e sente os efeitos da economia  no seu bolso tem que adotar uma  diferença  se o país estiver vivendo o auge, e a recuperação econômica. 

Deixe um comentário
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram