SEO para Imobiliárias e Corretores: 10 Estratégias para se Posicionar e Gerar Leads

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SEO PARA IMOBILIÁRIAS E CORRETORES: ESTRATÉGIAS PARA SE POSICIONAR E GERAR LEADS

Mais do que nunca, clientes em potencial recorrem a internet para procurar imóveis, negociar com imobiliárias, conversar com corretores e fechar negócios. Além disso cada vez mais os compradores no início da jornada de compra do imóvel consideram o site da imobiliária ou corretor a ferramenta mais importante e confiável para buscar informações e tomar decisões.

De acordo com pesquisa do “SPC Brasil”, 9 em cada 10 consumidores brasileiros pesquisam na internet antes de realizar qualquer negociação.

Tal dado nos leva a pergunta, como fazer com que meu site seja o melhor resultado e esteja na primeira página do Google? A resposta é simples, SEO oriundo do inglês “Search Engine Optimization”, que em tradução livre significa Otimização para Motores de Busca. E isto nos leva a uma nova pergunta…

Pronto para decolar? Continue conosco e exploraremos cada estratégia em detalhes!

Mas o que é SEO e Como ele Ajuda Corretores e Imobiliárias?

Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo, essa é a principal estratégia para melhorar seu posicionamento.

Na prática é melhorar a capacidade de determinado conteúdo da Web obter um bom desempenho nas buscas orgânicas ( que são as publicidades não pagas) de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo.

Há um grande número de estratégias e processos que podem ser adotados para obter resultados de SEO. Algumas estratégias são, construir conteúdos originais com qualidade, otimizar palavras chave, compartilhar seus imóveis em redes sociais e melhorar seu posicionamento local. Em comum todos esses métodos foram projetados para ajudar um site, página da web ou conjunto de páginas a ganhar mais visibilidade e visitas.

Todos os anos vemos mais pesquisas e estudos apontando o crescimento vigoroso das buscas online por imóveis. Com tantas oportunidades de gerar negócios on-line, os corretores e imobiliárias não podem perder esse tráfego valioso. Para o setor imobiliário, o SEO é mais importante do que nunca!

Continue lendo e descubra como você pode otimizar seu site para gerar mais leads e fechar negócios. Incluímos também uma lista exclusiva com 8 mitos de SEO que você tem de evitar para que seu site seja encontrado.

De importância para o Marketing Local e Cresça na sua Região

Google favorece buscas naturais! Foque em buscas especificas para gerar leads qualificados.

Já pensou o que acontece quando seu cliente busca por um imóvel na sua cidade, por exemplo, [Apartamento para Venda Em Presidente Prudente no Jardim Petrópolis], mas seu site possuí poucas informações, baixo número de imóveis cadastrados, detalhamento simplificado, descrições idênticas em imóveis diferentes e outros pontos que merecem melhoria. Se você respondeu que ele não é encontrado, infelizmente acertou.

Por estes motivos a pesquisa local é poderosa para corretores e imobiliárias, o que significa que, se sua empresa não estiver otimizada para pesquisa local, você poderá perder grande parte de seus clientes em potencial. Em resumo, o marketing local é fundamental se você deseja que seus resultados permaneçam relevantes.

Em resumo para ter sucesso nas buscas locais, você precisa seguir todas as dicas desta matéria, sabemos que isso é trabalhoso e leva tempo, mas é inteiramente possível ter sucesso com foco e perseverança. Continue conosco e exploraremos cada estratégia em detalhes.
Agora voltando as estratégias, seu primeiro passo é…

Criar um perfil Google Meu Negócio

No Google Meu negócio você ainda conta com diversas estatísticas de uso e alcance.

O Google Meu Negócio é hoje a maior autoridade quando se fala em pesquisa local. O perfil de negócio te ajuda a aparecer no Google nos momentos mais valiosos, ou seja, quando clientes estão procurando sua imobiliária ou serviços que você oferece na Busca do Google e no Google Maps.

O processo para criar seu perfil no Google meu negócio é bem simples e direto.

  1. Clique aqui e acesse a página do Google meu negócio
  2. Você pode usar sua conta Google para criar seu Perfil
  3. Verifique a propriedade de sua empresa por telefone, SMS ou envio de um cartão-postal do Google.
  4. Preencha os dados com o máximo de detalhamento possível.

Crie Conteúdos Únicos e Valiosos: Promova Imóveis que você Deseja Vender

Corretores e imobiliárias podem representar centenas de anúncios de imóveis ao mesmo tempo, e sem dúvida, alguns anúncios se destacam seja pela comissão, pelo valor, pelo público alvo ou são novos empreendimentos. E uma maneira de elevar o tráfego para esses anúncios específicos, isso claro, além de der o anúncio padrão para o imóvel ou empreendimento escrever postagens no seu blog, criar noticias diretamente em seu site ou criar um hotsite exclusivo.

Cada postagem independente do meio, deve segmentar o endereço, fornecer os pontos fortes, características principais, formas de pagamento e condições oferecidas. Leve sempre em conta a perspectiva de como um potencial cliente irá buscar determinado imóvel no Google.

Quanto ao conteúdo em si, não existe número mágico de palavras ou densidade de palavras chave. Tente criar ao menos 200~300 palavras de conteúdo exclusivo que descrevam os recursos do imóvel, além da descrição padrão. Pesquisam indicam que sites bem posicionados tem a contagem de palavras nesta faixa.

Crie Engajamento Utilizando Fotos e Vídeos

Ter fotos de qualidade é o básico para qualquer anúncio de sucesso. Mas por que se ater ao básico ?

Não há desculpa! Fotos e vídeos são os principais meios de criar engajamento na internet, mas isso vale mais ainda para um site do setor imobiliário. Ter fotos de qualidade é o básico para qualquer anúncio de sucesso. Mas por que se ater ao básico — possíveis compradores adoram assistir um tour em vídeo no interior de suas futuras casas. Além do tour em vídeo no próprio imóvel, considere utilizar vídeos panorâmicos das imediações e pontos fortes do bairro.

E se você quiser ir além do tour em vídeo convencional? — para este fim existe o tour virtual — ele funciona como o recurso Street View do Google, permitindo que seus clientes caminhem naturalmente pelo imóvel. A ferramenta sem duvidas gera encantamento e o fator wow! nos clientes. Vale ressaltar que — a funcionalidade possuí custos maiores, necessita de equipamento específico e uma plataforma dedicada para hospedar seu tour.

Seu site Precisa de uma Versão Mobile

As estatísticas não mentem e nos mostram que os compradores de imóveis estão pesquisando cada vez mais em seus dispositivos móveis. E segundo pesquisa do SPC Brasil —74% dos internautas usam celular em ao menos uma etapa de compra . Por isto é importante que seu site esteja preparado para receber visitas oriundas de celulares. Aqui vão alguns dados disponibilizados pelo próprio Google acerca do assunto

Quando seu website é acessado em um dispositivo móvel, ele espera conseguir o que deseja rapidamente. Ele deseja conhecer melhor seus serviços e decidir se é interessante para ele ou não.

Criar um website para dispositivos móveis significa se concentrar em uma navegação simples e clara que leve as pessoas até aquilo que procuram rapidamente.  Quer saber mais sobre? O Google tem um tópico dedicado para essas dúvidas.

Seja Autoridade no seu Nicho Construindo BackLinks

Primeiro vamos ao que é um BackLink — Basicamente é um link que um site obtém de outro site. Os BackLinks causam impacto na autoridade de um site e consequentemente nos resultados. É por isso que eles são considerados muito úteis para melhorar a classificação de SEO de um site.

BackLinks causam impacto na autoridade de um site

Então se BackLinks são tão importantes eu preciso ter o maior número possível de links para meu site espalhados na internet? sim e não. Os links para se site devem ocorrer naturalmente, isso significa que um site não deve usar formas artificiais de criar links para seus próprios sites. Lembre-se sempre —A qualidade dos links é muito mais importante que a quantidade.

Agora que você já sabe o que é um backlink e por que são úteis para sua classificação, é hora de mostrar como construí-los.

Por estar no mercado imobiliário você já está na frente da maioria dos negócios!

Se você deseja que o conteúdo do seu site (imóveis, matérias, páginas, etc) seja compartilhado — tenha conteúdos interessantes, com qualidade e exclusivos. Por estar no mercado imobiliário você já está na frente da maioria dos negócios, você possuí seu portfólio de imóveis que por si só é um excelente material de compartilhamento.

Por exemplo, quando o link de algum imóvel ou matéria do seu site é compartilhada em outros sites ele ganha um voto de confiança. Indicando que seu site é interessante, confiável e merece ser acessado. Portanto, quanto mais desses “votos” você tiver, maior será o ranking do seu site no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Use as Redes Sociais ao seu Favor

Antes de escolher qual rede social dar enfoque, faça uma pesquisa e descubra onde seus clientes são mais ativos socialmente.

Quando se trata de atingir potenciais clientes, as redes sociais são uma ótima maneira de iniciar relacionamentos ou fortalecer os já existentes. Um corretor de imóveis com forte presença nas redes sociais pode interagir com os clientes instantaneamente no: Facebook, Linkedin, Instagram e Whatsapp. Antes de escolher qual rede social dar enfoque, faça uma pesquisa e descubra onde seus clientes são mais ativos socialmente. O setor imobiliário tem tudo a ver com relacionamentos.

Quando seus possíveis clientes conhecem você e descobrem uma presença profissional e saudável nas mídias sociais, isso sinaliza confiança. Como fotos e vídeos são componentes essenciais na venda de imóveis, o Instagram é uma plataforma muito útil para corretores de imóveis. No Facebook, utilize os grupos da sua cidade ou de determinado nicho. Para imóveis comerciais, empreendimentos ou postagens técnicas utilize o Linkedin e se beneficie da autoridade da rede social. E lembrando, independente da plataforma use hashtags.

Anuncie em portais imobiliários e use a integração de imóveis

Portais imobiliários recebem muito tráfego e terem muita autoridade, por isso vale a pena ser listado neles.

O ZAP, uma empresa do Grupo Globo atua em todo o Brasil.

Confira abaixo uma lista dos principais portais imobiliários do Brasil, a ImobiBrasil tem integração com todos este e mais vários outros portais regionais. Confira a lista completa aqui.

  1. VivaReal [pago]
    É uma rede de portais imobiliários que atua nos Estados Unidos e na América Latina para compra, venda e aluguel de imóveis. Este portal é pago, e a divulgação é feita quando solicitada pelo cliente.
  2. ImovelWeb [pago]
    Portal brasileiro de divulgação de imóveis, um dos mais tradicionais do Brasil, pois atua no mercado desde 1999. Este portal é pago, e a divulgação é feita quando solicitada pelo cliente.
  3. Zap Imóveis [pago]
    O ZAP, uma empresa do Grupo Globo atua em todo o Brasil. Este portal é pago, e a divulgação é feita quando solicitada pelo cliente.
  4. OLX [pago]
    O OLX atua no Brasil todo publicando anúncios classificados em geral e de imóveis na Internet.
  5. Mercado Livre [pago]
    Portal de classificados em geral com atuação em todo o Brasil. Este portal é pago, e a divulgação é feita quando solicitada pelo cliente.
  6. Mitula [Gratuito – Publicação Semanal ]
    Portal de divulgação gratuito, presente em mais de 37 países, incluindo o Brasil.
Portal brasileiro de divulgação de imóveis, um dos mais tradicionais do Brasil, pois atua no mercado desde 1999

Há muito tráfego qualificado e compradores realmente interessados nos portais imobiliários. Uma dica! não perca tempo e aproveite a integração com portais que a ImobiBrasil oferece. Resumidamente ela funciona assim — após estar cadastrado o cliente nos informa os portais que possuí plano para que seja feita a integração, após estar tudo certo com o portal é só cadastrar seus imóveis em nossa plataforma e eles são automaticamente enviados para os portais que você tem integração ativa. ou seja você ganha muito mais tempo apara atender seus clientes e fechar negócios!

Analise de Visitas para Entender seu Cliente

Entenda o comportamento dos usuários do seu site e aplicativo para avaliar melhor o desempenho do marketing, do conteúdo, de produtos e muito mais.

O Google Analytics é um serviço gratuito que ajuda você obter o máximo valor do seu site. Com tudo o que ele tem a oferecer, certamente leva tempo para se familiarizar com a plataforma e utilizá-la adequadamente. No entanto, se você começar pelo básico — confira esse guia rápido para começar a usar agora o Google Analytics— poderá passo a passo aumentar seus conhecimentos. Fica a dica! Vale a pena cada segundo investido, porque as informações que você extrai do Google Analytics podem ajudá-lo a melhorar seu marketing, servir melhor seu público-alvo e gerar mais clientes.

Ferramentas Tecnológicas: Encante seus Clientes

5 ferramentas indispensáveis para corretores e imobiliárias

Seu site já é uma excelente ferramenta para gerir negócios e impactar clientes. Mas não deve ser a única, sabendo disso montamos uma lista aqui no blog indicando, as 5 ferramentas indispensáveis para corretores e imobiliárias. Temos certeza de que vão agregar muito ao seu dia a dia.

(Bônus) 5 mitos de SEO imobiliário que você deve evitar a todo custo em 2020

Mitos de SEO imobiliário que você deve evitar a todo custo

Mais links (BackLinks) são melhores que mais conteúdo

No início dos buscadores por volta de 2002~2008, construir o maior número possível de links sem analisar o domínio onde estes links estão era como o SEO normalmente funcionava. Ao fazer isso, seu site obteria uma classificação mais alta. A construção de links ainda é uma parte muito importante dos fatores de classificação. E ela está entre os cinco principais fatores de classificação mais importantes. Mas a forma que você deve criar links hoje é muito diferente.

Hoje em dia, é importante focar na qualidade dos links que você está obtendo, e não na quantidade. Nesse mercado, menos pode ser mais se você souber como criar links de qualidade.

Foque na qualidade dos links

Algumas imobiliárias e corretores podem recorrer a uma empresa ou profissional para fazer a construção de links, mas se atente, a maior parte concentra-se na quantidade de links e não na sua qualidade. E acontece que — ter muitos links não é mais um jogo em que o número mais alto ganha. Longe disso, na verdade. Você deve se concentrar em ter fontes relevantes e diversas que apontam para páginas relevantes (blogs do setor, páginas de notícias, portais imobiliários, etc).


Agora o outro lado da moeda, quando você investe em conteúdo, esse conteúdo pode ser usado para páginas, postagens de blog, anúncios de imóveis no seu site e anúncios em outros sites — ou seja, todos os tipos de conteúdo que trarão mais links ao longo do tempo.

SEO é apenas sobre melhorar posições no Google

Existe sim uma forte relação entre o posicionamento nos resultados de pesquisa e as taxas de cliques, mas é outro mito que costumava ser verdade absoluta, porém hoje já não é mais assim.

Posicionamento não garante sucesso — agora ter posicionamento e imóveis bem detalhados, com imagens de alta qualidade, descrições focadas no seu público e materiais exclusivos. Essa combinação sim da força para seu site e permite que você possa competir. Imagine o seguinte, mesmo que você possa classificar-se muito bem, estar nos primeiros resultados, obtendo grande volume de tráfego e ainda assim não gerar um negócio sequer.

Palavras chave que eu definir vão ajudar no posicionamento do seu site

Palavras chave que você definir NÃO vão ajudar no posicionamento do seu site

Vamos ser diretos — Palavras chave definidas pelo próprio site são inúteis!

E isto não é algo recente, mais de 10 anos atrás, em setembro de 2009, o Google anunciou oficialmente: “O Google não usa a metatag de palavras chave no posicionamento”.

Bom agora que você já sabe vamos ser específicos.

Este elemento que citamos, a “metatag”, é invisível para seus visitantes, mas visível para os mecanismos de pesquisa. No caso especifico da “metatag Keyword (palavra chave)”, ela era funcional no início da internet (1995~1999) para serem usadas como fator de classificação pelos mecanismos de pesquisa.

Então como o Google vai saber do que se trata meu site, que imóveis eu vendo, que cidade atuo, quais imóveis tenho para venda no bairro “x” se eu não dizer? simples, ele já sabe analisando o conteúdo da sua página. Quer saber mais como ele faz isso, dê uma olhada nessa matéria.

É importante observar que a meta palavra chave não tem haver com a estratégia de palavras chave, esta última por sua vez é a ocorrência natural de palavras no conteúdo do seu site.

Preencher meu site com palavras chave vai melhorar seu posicionamento

Este é outro mito que precisa ser combatido, o abuso de palavras-chave (Keyword Stuffing). Muitos sites ainda acham que é uma boa ideia ter palavras chave de correspondência idêntica espalhadas. Só existe uma ressalva é saudável – e necessário – ter suas palavras-chave em áreas críticas da sua página, como título, meta-descrições, H1s e H2s.

Entretanto, repetir a mesma palavra-chave por toda uma página fará com que você seja penalizado. Então, não faça isso.

As palavras chave precisam ser uma correspondência exata

Mais uma vez no passado, quando você buscava uma palavra chave exata, por exemplo [casas para alugar] ou [casas para alugar] diferentes resultados de diferentes sites iriam aparecer. Em nosso exemplo você deve ter percebido que a intenção é a mesma, a pessoa quer alugar imoveis. E isto é bastante obvio para nós humanos, já para computadores essa tarefa é bem difícil.

Até que em 2018, o Google fez alterações importantes na forma que os resultados de palavras-chave exatas são exibidos. Agora eles correspondem ao que o Google considera ter o mesmo significado, independentemente das palavras que estão sendo usadas.

Pronto para encarar o mercado imobiliário com outra visão?

Agora é hora de agir!

Chegamos ao final da matéria e esperamos que as estratégias sirvam de base para melhorar seu posicionamento, seu conteúdo e mais importante, gerar negócios!

Agora é hora de agir!

Compartilhe nos comentários quais estratégias ou ferramentas você já usou e como foram os resultados. Se não usou conte para nós quais você vai aplicar primeiro!

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